banner
publicidade
publicidade

Maior evento de divulgação científica da América Latina é aberto em Porto Seguro

Maior evento de divulgação científica da América Latina é aberto em Porto Seguro

 

 

Com a participação do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, foi aberta, na noite deste domingo (3), a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, Extremo Sul do Estado. Voltado para a difusão de avanços científicos e de discussão sobre políticas públicas para a Ciência e Tecnologia no país, este é o maior evento de divulgação científica da América Latina.

 

Pinheiro fala sobre a importância do evento científico na Bahia, destacando a participação e o protagonismo dos estudantes das escolas estaduais. “Os estudantes que estão começando o voo na Ciência vão ter a oportunidade de fazer essas trocas e serem estimulados para produzir muito mais. Isso aqui não é só um laboratório, mas um local que podemos chamar de uma grande alavanca do conhecimento, inovação e de mudanças sociais. É com Ciência e conhecimento que a gente tem a capacidade de produzir transformações fantásticas na sociedade. Este evento marca mais um traço histórico na Bahia, pois, aqui nasceu o Brasil e aqui nasce uma nova SBPC”, destaca.

 

Até o próximo dia 9, estudantes da rede estadual de 61 escolas irão apresentar suas produções artísticas, culturais e científicas na SBPC. Suas produções são selecionadas no âmbito dos projetos promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a exemplo do Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Tempos de Arte Literária (TAL), Festival da Canção Estudantil (Face), Produção de Vídeos Estudantis (Prove).

 

Além da participação de professores indígenas e da apresentação de 50 obras de artes visuais e fílmicas estudantis, também serão expostos 11 trabalhos científicos do projeto Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de estimular o estudo da Ciência. Também serão promovidas oficinas de Ciência da Natureza, pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura. Além disso, peças de artesanato confeccionadas pelos professores indígenas e uma oca estão em exposição.

 

Complexo Integrado – Além da SBPC, uma aula inaugural foi realizada, nesta segunda-feira (4) para a apresentação do Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (CIEPS). O complexo, que funciona desde março, abriga ações de Educação Integral, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Médio Regular voltado a jovens e trabalhadores. A gestão dos Complexo é compartilhada entre a Secretaria da Educação do Estado e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A Universidade é responsável pela gestão pedagógica e pela assessoraria da gestão administrativa que é de competência da Secretaria da Educação.

 

A abertura da SBPC teve a participação da orquestra Neojibá. Também estavam presentes, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a presidente da SBPC, Helena Nader e o reitor da UFSB, Naomar Almeida. Dentre outras autoridades, também estavam o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz DaviÓvich, o presidente da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Neves, a secretária executiva do Ministério da Integração Nacional, Emília Maria Curi, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernam Chaimovich, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderlay de Souza, a prefeita municipal de Porto Seguro, Claudia Oliveira e a cacique Maria das Dores.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21