banner
publicidade
publicidade

MAIS DE 10 MIL PESSOAS SÃO CONTEMPLADAS EM SORTEIO PARA CURSOS TÉCNICOS NA REDE ESTADUAL

MAIS DE 10 MIL PESSOAS SÃO CONTEMPLADAS EM SORTEIO PARA CURSOS TÉCNICOS NA REDE ESTADUAL

A reação de contentamento da funcionária pública Patrícia Honorato, 45 anos, na tarde desta terça-feira (4), traduz muito do sentimento comum aos mais de 10 mil candidatos contemplados no sorteio eletrônico realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador.

O sorteio é para o preenchimento de 10.610 vagas destinadas aos cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente. A oferta contempla 58 centros territoriais e estaduais de Educação Profissional e oito anexos, localizados em 55 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. O resultado completo estará disponível no Portal da Educação nesta quarta-feira (5).

“Estou radiante com esta conquista. Na verdade, desde que realizei a inscrição tive a certeza de que a vaga seria minha. Sempre tive o interesse pelo curso de Eletromecânica. Agora, quero me dedicar ao máximo e seguir o ofício do meu pai”, disse Patrícia, que foi sorteada para o Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação, no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A diretora de desenvolvimento pedagógico da Educação Profissional, Cristina Kavalkievicz disse que a iniciativa conseguiu “atender a uma parcela significativa da população, ajudando na preparação para o mundo do trabalho e beneficiando, desta forma, o desenvolvimento do Estado. Por isso, sempre estamos atentando para novas ofertas”.

Controle

Também acompanharam o sorteio eletrônico representantes do Ministério Público Estadual (MPE), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Auditoria Geral do Estado (OGE), do Conselho Estadual de Educação, além de professores, estudantes, pais e mães.

Os inscritos são pessoas que desejam voltar à escola para fazer um curso técnico de nível médio e obter formação profissional necessária para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia.

Ao todo, 46 cursos técnicos de nível médio são oferecidos e, entre os mais concorridos na capital, estão Edificações, com 64,2 concorrentes por vaga, no turno noturno, ministrado pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (Ceep), Enfermagem (55,7 candidatos por vaga) e Análises Clínicas (48,4 inscritos por vaga), ambos no turno noturno, no Ceep em Saúde Anísio Teixeira. O curso técnico em Petroquímica, no Cetep da RMS, em Camaçari, teve a procura de 30 concorrentes por vaga.

Matrícula 

A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico realizado nesta terça ocorrerá de 25 deste mês a 7 de março. Nesse período, o estudante deverá comparecer ao centro territorial e estadual de Educação Profissional para o qual se inscreveu, no turno em que pleiteou a vaga.

No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e do CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar. Só serão aceitos atestados de conclusão de curso para os alunos que concluíram o ensino médio no ano letivo de 2013.

Para os concluintes dos anos anteriores a 2013 é obrigatória a apresentação do histórico escolar. Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados, mas só serão convocados para matrícula os classificados de acordo com o número de vagas oferecidas para cada centro.

Teste de habilidade  para Produção Cultural e Design

Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica.

O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão comparecer a unidade com os documentos necessários, pois, se aprovados, efetivarão a matrícula imediatamente após o teste.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21