banner
publicidade
publicidade

Mais de 400 jovens receberam certificado do projeto Educar para Construir

Mais de 400 jovens receberam certificado do projeto Educar para Construir

Também foi realizada aula inaugural do projeto Semente de Ciência, com 280 novos alunos

Isabele de Jesus, 21 anos, moradora do bairro de São João do Cabrito, é uma das novas alunas do projeto Semente de Ciência, oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com a Associação de Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil). A jovem participou da aula inaugural realizada na tarde de ontem (16), no ginásio do Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (CEDEP), em Novos Alagados. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. O processo seletivo já foi um momento rico e estou cofiante que vou ter uma boa aprendizagem, vou conhecer novas pessoas e me qualificar para encontrar trabalho quando meu curso terminar”, disse Isabele. O projeto Semente de Ciência selecionou 280 alunos para cursos de Pedreiro, Eletricista e Suporte ao Usuário de Informática (helpdesk), com duração de seis meses.

Durante o evento, também foi realizada a certificação de 405 jovens moradores da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador no curso profissionalizante em Construção Civil (eletricista, pintor, construção predial, carpinteiro, almoxarifado), oferecido em parceria com a ong Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM). Alan Carlos Nascimento, 17 anos, aluno de elétrica, conta que “a experiência foi boa, aprendi muito e com esse curso tenho a chance de conseguir meu primeiro emprego assim que completar meus 18 anos”. Segundo ele, o que mais o marcou durante os seis meses de curso foi o aprendizado: “a qualidade dos professores, que tiveram paciência e ensinaram de um jeito que a gente aprendeu; vimos que é possível aprender coisas que pareciam difíceis”, disse.

A cerimônia aconteceu no ginásio do Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (CEDEP), espaço cedido pela Igreja Católica para a realização dos cursos profissionalizantes, e contou com a presença do Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, do secretário estadual da Justiça Social, Geraldo Reis, da superintendente de Direitos Humanos, Anhamona Brito, do diretor-presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, e do padre Emílio Bellani, além dos professores dos cursos, alunos e seus familiares.

Aula inaugural – Deus nos criou à sua imagem e semelhança, isto é, nos criou para sermos felizes. E este Deus plantou sementes de bondade, de amor, de criatividade; muitas sementes. Vocês sabem que uma semente, para que produza frutos, precisa de um agricultor que cuide, para que o sol chegue naquele lugar; regue, porque sem água a semente não desenvolve. Aqui, o trabalho do educador é o mesmo trabalho do agricultor. Vocês chegam aqui com toda as sementes, inclusive, com uma capacidade de criar pelo trabalho coisas novas e bonitas. Faço votos de que aqui todas as sementes que estão no coração de vocês desabrochem”, disse o Arcebispo Dom Murilo Krieger durante a aula inaugural.

Projeto – O Semente de Ciência, em sua nova fase (2016-2017), oferece capacitação em tecnologia de informática (helpdesk) e inclui a formação profissional na área de Construção Civil. O percurso educativo tem duração de seis meses por turma, com aulas de arte, esporte, cidadania, além das disciplinas técnicas e práticas de cada área. Cerca de mil jovens devem ser formados neste biênio, num investimento total em torno de R$ 5,5 milhões, provenientes do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep).

O secretário Geraldo Reis parabenizou os 405 formandos de construção civil e incentivou os novos 280 alunos a aproveitarem a oportunidade. “O mundo que nos cerca tem muitos atrativos. Alguns caminhos são mais fáceis, mas vocês não escolheram o atalho, o caminho mais curto para trilhar suas vidas. Escolheram o caminho da profissionalização, do trabalho, da disciplina. Sigam firmes até o certificado. Tenho certeza de que este é um caminho que muito vai orgulhar os pais e mães aqui presentes e será um caminho de dignidade e paz para vocês”, disse.

O diretor-presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, deixou a mensagem de que deseja que “os jovens desta comunidade possam ter uma vida digna, e um futuro. A palavra que resume meu sentimento hoje é esperança. Este curso é esperança para muitos jovens, para muitas famílias, e portanto, para essa comunidade, esse bairro, essa cidade. Esse centro nos lembra outra palavra, que é parceria, porque vários atores interessados se unem para viabilizar este projeto do Governo do Estado”, disse.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21