banner
publicidade
publicidade

Manutenção de fábricas da Fibria mobiliza cerca de 1.800 trabalhadores

Manutenção de fábricas da Fibria mobiliza cerca de 1.800 trabalhadores

85 empresas participam da operação, que começou no domingo (2) vai até 19 de agosto

 

A Fibria iniciou no domingo (2/8) a Parada Geral para manutenção de duas das três fábricas que integram o seu complexo industrial, em Aracruz (ES). A Parada Geral é uma ação estratégica de manutenção preventiva para assegurar a integridade e a disponibilidade dos equipamentos da Fibria, maior produtora mundial de celulose de eucalipto e reconhecida pela excelência operacional. A operação é realizada sequencialmente nas fábricas “B”, no período de 2 a 10 de agosto, e “A”, entre os dias 11 e 19 de agosto. A parada mobiliza aproximadamente 1.800 trabalhadores de 85 diferentes empresas.

 

A Parada Geral absorve o serviço de empresas especializadas nesse tipo de trabalho. Entre as envolvidas na operação, 65 são capixabas e, destas, 75% são da região de Aracruz, onde fica a unidade industrial da Fibria. Boa parte dos especialistas que atuam na parada geral são profissionais que conhecem o serviço e sempre são recrutados para a tarefa, o que contribui para os bons resultados.

 

Aureo Machado Neto, gerente de Manutenção Industrial da Fibria, destaca que a Parada Geral é uma atividade de grandes números: muitos trabalhadores, muitas ordens de serviço a serem executadas e equipamentos grandiosos. “Trabalhar com equipes especializadas é fundamental para que tudo aconteça conforme planejado. O desempenho das últimas paradas mostram que a Fibria vem conseguindo resultados cada vez melhores”, observa ele.

 

O coordenador de Parada Geral da Fibria, Kilder Sagrillo, enfatiza que a preparação da operação envolve muito planejamento. Ele destaca que, além da eficiência operacional dos serviços, a operação demanda atenção especial na área de segurança do trabalho, em função do grande efetivo atuando em área de risco. A Fibria realiza ações preventivas sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de campanhas de percepção de riscos e inspeções nas frentes de trabalho, a fim de preservar a segurança dos trabalhadores que atuam na parada.

 

Entre as principais atividades a serem executadas nessa manutenção preventiva está a substituição da virola do forno de cal da fábrica “B”, que terá duração de 15 dias. A virola é uma espécie de anel que funciona como base de apoio para o movimento giratório do forno de cal,  equipamento que transforma carbonato de cálcio em cal virgem, usado no processo de produção. A virola é uma peça de dimensões significativas (5,5 metro de comprimento por 4 metros de diâmetro. A peça veio de São Paulo e seu transporte até a Fibria exigiu operação especial de transporte.

 

Outra operação relevante da parada geral é a troca do lavador de gases da caldeira de recuperação “A”, que amplia a eficiência do sistema, resultando em ganhos ambientais. O equipamento, importado da Finlândia, foi montado previamente e será interligado durante a Parada Geral, em Aracruz (ES).

 

Sobre a Fibria – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas situadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 18.900 trabalhadores, entre empregados diretos e indiretos, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21