banner
publicidade
publicidade

MATERIAL ESCOLAR FICA ATÉ 30% MAIS CARO EM 2016

MATERIAL ESCOLAR FICA ATÉ 30% MAIS CARO EM 2016

 

O ano nem começou ainda, mas 2016 promete fortes emoções para o bolso dos pais. Isso porque o preço do material escolar deve ficar até  30% mais caro. A estimativa da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae) é que o reajuste seja de pelo menos 10%.
Porém, o reajuste dos produtos já alcança a casa dos 30% na comparação com o ano passado. “Os artigos de papelaria estão mais caros por conta da desvalorização do real, alta do dólar, do aumento dos insumos e da mão de obra”, explica o presidente da Abfiae, Rubens Passos.
Ainda segundo Passos, os produtos fabricados no país, como caneta, borracha e massa escolar, podem ter um aumento de até 12%. Já os produtos importados, como mochilas, lancheiras e estojos, terão aumento de até 30%.
Já que o aumento é irreversível, o jeito vai ser  fazer direitinho a lição de casa na hora de economizar. O educador financeiro Reinaldo Domingos recomenda que o primeiro passo seja realizar um diagnóstico da vida financeira da família, para saber exatamente quanto poderá dispor para a aquisição do material escolar. “Faça uma lista do que  precisa comprar, para não se perder e acabar rendendo-se aos impulsos consumistas, deixando de economizar”.
A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) também orienta que o consumidor pesquise ao máximo na hora de comprar. “Caso não tenha disponibilidade para o pagamento à vista, parcele em até seis vezes no cartão, sem juros, mas não atrase nos pagamentos,  pois os custos com os juros são da ordem de 365% ao ano”, afirma o diretor de economia da associação,  Roberto Vertamatti. (Correio)


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21