banner
as
publicidade
publicidade

MINISTÉRIO DA SAÚDE APROVA PROJETO DA BAHIAFARMA PARA PRODUÇÃO DE INSULINAS

09/08/17 – 18h54m
MINISTÉRIO DA SAÚDE APROVA PROJETO DA BAHIAFARMA PARA PRODUÇÃO DE INSULINAS

O Ministério da Saúde (MS) aprovou o projeto de produção de insulinas da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), por meio da Portaria 1.993, publicada no Diário Oficial da União este mês, com efeito imediato. Com a publicação, o laboratório público do Estado da Bahia passa a estar apto a fornecer o medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS). A aprovação ratifica a participação da Bahiafarma como um dos fornecedores de insulinas ao MS, consolidando a redistribuição dos projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) destinados à produção do medicamento no País, definida por meio da Portaria número 551, publicada no Diário Oficial da União em 21 de fevereiro.
Pelo documento, a Bahiafarma passou a ser responsável pelo fornecimento de 50% da demanda de insulinas do ministério, mediante a aprovação do projeto, publicado no último dia 3, e a obtenção de registros, por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para produção e distribuição dos medicamentos, concedidos nas últimas semanas. “O estabelecimento da Bahiafarma como um dos atores na produção de insulina acontece em um cenário de reconhecimento, pelo ministério, ao empenho e compromisso referentes às ações executadas pela Bahiafarma nos últimos anos no Complexo Industrial da Saúde”, afirma o diretor-presidente do laboratório público baiano, Ronaldo Dias, enfatizando os esforços do laboratório para desenvolver e fornecer ao SUS ferramentas de diagnóstico rápido para arboviroses (zika, dengue e febre chikungunya).
Ele informa ainda que, para a produção de insulinas, a Bahiafarma terá como parceiro o laboratório ucraniano Indar, um dos líderes mundiais na produção de insulinas. “É uma empresa que atua exclusivamente em pesquisa e produção de insulinas há mais de 15 anos e é reconhecida por utilizar tecnologias inovadoras, além de realizar operações em diversos países”. A Indar também se destaca por atender aos rigorosos requisitos regulatórios brasileiros – sua unidade de produção já possui o Certificado em Boas Práticas de Fabricação (CBPF) e as insulinas NPH e Regular já têm registros na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Comentários



Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21