banner
publicidade
publicidade

Ministra Cármen Lúcia toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal

Ministra Cármen Lúcia toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal

Ministra Cármen Lúcia toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal

Foto: Carlos Humberto/SCO/STF

A ministra Cármen Lúcia tomou posse nesta segunda-feira (12) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Nomeada para a Corte pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, a mineira Cármen Lúcia é agora a segunda mulher a assumir o cargo mais alto do Judiciário (a primeira foi a ex-ministra Ellen Gracie). Além de chefiar o Supremo, Cármen também comandará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A posse ocorreu em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira, que contou com a presença dos presidentes da República, Michel Temer, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL). Antes da cerimônia, o cantor e compositor baiano Caetano Veloso entoou o Hino Nacional.

Em longo discurso, o ministro decano Celso de Mello falou em nome do plenário da Corte e prestou homenagem à nova presidente. “Este é um momento histórico na história das mulheres do nosso País. O processo de afirmação das mulheres deve ter no Direito não um instrumento de opressão, mas uma ferramenta para extinguir um odioso estatuto de hegemonia [masculina]”, declarou ele.

O ministro também dedicou boa parte do discurso para criticar a corrupção na política brasileira. Segundo Celso de Mello, o problema “que se formou no âmago do poder estatal em passado recente uma estranha e perigosa aliança entre representantes do setor público e agentes empresariais” e que devem ser “punidos exemplarmente esse infiéis da causa pública, esses indignos do poder”.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21