banner
publicidade
publicidade

MINISTRO OBSERVA QUE HÁ EMPRESAS QUE PAGAM POUCO IMPOSTO DE RENDA

MINISTRO OBSERVA QUE HÁ EMPRESAS QUE PAGAM POUCO IMPOSTO DE RENDA


O novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, observou nesta terça-feira (13), que há pequenas empresas no país que pagam pouco Imposto de Renda. Ele citou o caso das empresas pessoais que pagam tributação de 4% a 5% em vez da alíquota máxima de 27,5% do IR cobrado de pessoas físicas.

“Como todos vocês sabem, há alguns mecanismos que até levam à diminuição no número de pessoas que pagam Imposto de Renda, na medida em que sua renda é estabelecida no âmbito de empresas. Empresas pessoais”, acrescentou o ministro Levy ao ser questionado se haveria a possibilidade, neste momento de ajuste das contas públicas, de aumentar a alíquota máxima do Imposto de Renda das pessoas físicas – atualmente em 27,5%.

Ele negou que esteja no radar da equipe econômica a possibilidade de aumentar a alíquota máxima de 27,5% do IR cobrado de pessoas físicas. “Nesse momento, a gente não está olhando [isso]”, declarou. O novo ministro da Fazenda acrescentou, porém, que se o governo “fosse estar estar aí pensando nessa questão”, haveria mais sentido em olhar as pessoas que têm renda por meio de pequenas empresas pessoais – algo que, segundo ele, já foi tratado no passado.

“Há casos egrégios (de extrema importância) que permitem que as pessoas acabem com a tributação de 4% a 5% ao invés de 27,5%. Acho que, se houvesse um sentimento nessa direção, primeiro haveria de se tratar desses casos egrégios (importantes)”, declarou Levy a jornalistas. (G1)


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21