banner
publicidade
publicidade

Monitores florestais são formados na Bahia

Monitores florestais são formados na Bahia

O curso, que é uma parceria da Fibria e Escola Cedtec, entregou o certificado para 60 moradores de comunidades vizinhas aos plantios da companhia

Sessenta moradores de 33 comunidades vizinhas aos plantios da Fibria, no Sul da Bahia, receberam o certificado do curso de formação de Monitor Florestal na solenidade que aconteceu na última terça-feira (04/01), em Posto da Mata (BA).

O curso foi oferecido pela Fibria, por meio da Escola Cedtec, e teve o objetivo de qualificar profissionais para atuarem na identificação e monitoramento de focos de incêndios, pragas, doenças e interferências ambientais nos plantios da Fibria, além de fazer o monitoramento de fauna e flora e registrar as ocorrências das atividades.

Foram formadas duas turmas, uma em Posto da Mata e outra em Caravelas, dando oportunidade para 55 monitores e cinco supervisores florestais. A coordenação do curso ficou a cargo do professor Francisco Crispim, responsável pelos treinamentos aos monitores com palestras de assuntos variados.

Para ele, o conhecimento demonstrado pelos alunos foi um dos diferenciais durante o curso. “Nas comunidades existem pessoas com grande conhecimento empírico sobre vários aspectos que os rodeiam, como o meio ambiente”, ressaltou Crispim.

Os novos monitores já começaram a atuar na profissão, reconhecida pelo Ministério do Trabalho, com o vínculo de trabalho junto à empresa Elma, empresa prestadora de serviços escolhida pela Fibria. “A partir de agora, vocês serão responsáveis para que esse projeto possa dar certo e oferecer oportunidades para outras pessoas”, enfatizou o gerente de Silvicultura e Fomento, Sebastião da Cruz Andrade.

“Precisamos e acreditamos no trabalho de vocês”, destacou o gerente de Segurança Corporativa da Fibria, José Antônio Vieira, em sua mensagem aos formandos.

Para Irineu Serafim Beguem, morador da comunidade quilombola Rio do Sul, além da qualificação, o curso servirá para encorajar as outras pessoas da comunidade a ter uma vida melhor. “Estou muito feliz com o curso. Meus irmãos já abandonaram a comunidade, mas hoje quero encorajar os que ficaram para persistirem e deixarem de lado o que faz mal. Meu objetivo agora é compartilhar tudo o que aprendi”, destacou.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21