banner
publicidade
publicidade

Mostra e Sessão Especial do Dia da Dança fortalecem debate sobre cultura na Bahia

Exposições e apresentações de diversos grupos e artistas de dança, além de uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa, dão início na Bahia às comemorações pelo Dia Internacional da Dança, celebrado no dia 29 de abril. A mostra de dança, que começou hoje, termina na quarta-feira (9) no auditório Jutahy Magalhães, com a participação de estudantes, profissionais e grupos de dança do Estado. O acesso é livre e são aguardas mais de mil pessoas nas apresentações. Na quinta-feira (10), também por iniciativa do deputado Marcelino Galo (PT), a partir das 9 horas, uma sessão especial comemorativa ao Dia Internacional da Dança vai fortalecer o debate em torno de políticas públicas para o setor. De acordo com o petista, além da homenagem, o objetivo é promover o debate em torno da Política Cultural e Financiamento para a Dança, o Plano Setorial de Dança do Estado e Eleições para o Colegiado de Dança, entre outros assuntos.

“Será mais um dia de reflexão e mobilização, de aumentarmos a atenção pela importância histórica, social e cultural da dança na formação da identidade do nosso Estado e suas contribuições culturais para o país. De modo que precisamos fortalecer o debate para influir sobre o direcionamento dos investimentos públicos para a dança e a cultura de um modo geral”, afirmou Galo, ao lembrar os significados e simbologias presentes na dança, como a Maculelê, que representa a boa fase de colheita na lavoura, além da tradição e importância folclórica da dança, como a Capoeira, o Samba de Roda, o Xaxado, Puxada de Rede, Reisado, o Balé Folclórico da Bahia e o Bumba-Meu-Boi, entre outras.  “A dança é o berço da arte e da cultura baiana, símbolo da nossa tradição e resistência, que precisa ser valorizada e sempre reconhecida”, pontua Marcelino.

Entre as autoridades que participarão da Sessão Especial na quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa está o secretário de Cultura da Bahia, Antonio Albino Rubim, o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Guilherme Bellintani, o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, o coordenador de Dança da Funceb, Matias Santiago, o Colegiado de Dança, a Associação das Escolas de Danças da Bahia, entre outras autoridades e entidades ligadas a cultura.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21