banner
as
publicidade
publicidade

Mulheres sem Terra Ocupam latifúndio no Extremo Sul da Bahia dando continuidade a jornada de lutas das mulheres.

Mulheres sem Terra Ocupam latifúndio no Extremo Sul da Bahia dando continuidade a jornada de lutas das mulheres.

Mais de 1.200 mulheres do MST da região Extremo sul da Bahia ocuparam na madrugada desta sexta feira 28-03-04 a fazenda JU de mais de duas mil hectares situada no Município de Prado, Ação essa que da continuidade a jornada Nacional de luta das Mulheres Sem Terra que neste ano traz como lema “Mulheres Sem Terra na luta contra o capital e pela Reforma Agrária Popular”.

A dirigente do MST Eliane Kai afirma que a ação  denuncia   o descaso pelas quais centenas de ex-trabalhadores da Fazenda conhecida como JU estão vivendo, devido ao o fechamento das atividades a mais de oito meses, o que ocasionou a demissão de centenas de pessoas sem que se realizasse o os acertos trabalhistas de direitos.

A empresa contava com um efetivo de 240 funcionários fixos e em épocas de colheita do café chegava contratar até 800 pessoas, ex Funcionários afirmam que a empresa vinha em um ciclo de atrasos de salários e não garantia de leis trabalhistas, como assinar a carteira de muitos deles.

A Fazenda está Instalada no Município de Prado a quase 25 anos e é de propriedade de uma família de São Paulo que possui investimentos em outros estados. Seus latifúndios na Bahia são compostos pelas atividades agrícolas de mamão, pecuária e café em extensos monocultivos com alto uso de agrotóxicos, prática essa que envenena a terra, os alimentos e coloca em riscos trabalhadores e população em geral.

E é nesse sentido que as mulheres do MST se solidarizam com a situação dessas famílias neste momento difícil e denunciam com as mesmas a brutalidade pela qual o latifúndio e o agronegócio tratam a população e o desenvolvimento da região, fazendo com que o índice de desemprego aumente.Por isso reivindicam que esse latifúndio seja desapropriado.

Eliane ainda reafirma a necessidade da realização de uma Reforma Agrária que assegure uma distribuição justa de terras e produção de alimentos saudáveis dando possibilidades a conquista da dignidade e justiça social.

 


Comentários



Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21