banner
as
publicidade
publicidade

Nível de pessimismo diminui entre empresários baianos no mês de junho

Nível de pessimismo diminui entre empresários baianos no mês de junho

Índice que avalia expectativas do setor produtivo do estado apresentou melhoras em junho

Redação
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 

O nível de pessimismo entre os empresários baianos diminuiu no mês de junho, de acordo com o Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Este é o primeiro sinal de melhora depois de quatro meses de retrocessos consecutivos.

Em uma escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou -451 pontos. Apesar de ainda ser um cenário pessimista, isso representa uma alta de 113 pontos em relação ao registrado em maio (-564 pontos), garantindo uma melhora no quadro. No entanto, num comparativo com o registrado no mesmo período do ano passado (-94 pontos), ocorreu uma piora de 357 pontos. No ano, a confiança acumula uma queda de 520 pontos.

A melhora no nível de confiança de maio a junho é resultado dos indicadores de todas as quatro atividades. Em junho, a Agropecuária marcou -131 pontos; a Indústria, -371 pontos; os Serviços, -536 pontos; e o Comércio, -444 pontos. O pessimismo, portanto, continuou prevalecendo em todos os setores no mês, com o segmento de Serviços exibindo o maior nível e o setor agropecuário, o menor.

Dos itens avaliados, os PIBs estadual e nacional, e a situação financeira apresentaram os piores indicadores de confiança no mês. Já os juros, a inflação e a exportação tiveram as melhores expectativas do empresariado baiano.


Comentários



Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21