banner
publicidade
publicidade

No 5º trimestre seguido de contração, PIB do Brasil cai 0,3%

No 5º trimestre seguido de contração, PIB do Brasil cai 0,3%

No 5º trimestre seguido de contração, PIB do Brasil cai 0,3%

Foto: Fotos públicas

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (1), nos três primeiros meses deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) apresentou queda de 0,3% em comparação com o trimestre anterior. Essa foi a quinta queda trimestral seguida do PIB brasileiro, segundo o IBGE. No ano passado, a economia brasileira “encolheu” 3,8%, o pior resultado em 25 anos.

O Instituto avaliou e disse que, apesar da contratação, o resultado nessa comparação foi o melhor, desde o quarto trimestre de 2014, quando o PIB aumentou 0,2%, porém o dado “está longe de ser bom”. “Melhora por enquanto não houve até porque mesmo na margem a variação é negativa, mas é muito menor do que havia antes porque meio que manteve o patamar de queda em relação ao trimestre anterior”, disse Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE ao G1.

“Não é melhora, porque não é melhora das taxas espalhadas. (…) A leitura é o que cenário é realmente muito parecido e continua aquele espalhamento de taxas negativas pela economia praticamente como um todo”, falou Rebeca. “A conjuntura está bem parecida entre o primeiro trimestre e o quarto trimestre do ano anterior em termos de desempenho da economia. Não tem grandes mudanças não”, acrescentou.

Nos últimos quatro trimestres, a queda acumulada é de 4,7% diante dos quatro trimestres anteriores, considerada a maior desde o começo da série histórica, iniciada em 1996.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21