banner
publicidade
publicidade

No Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas

No Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas PRF apreende carregamento com mais de três ton de maconha em MG

Apreensão é a maior do ano realizada pela PRF em Minas Gerais

Uma fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, levou à maior apreensão maconha do ano pela corporação em Minas Gerais. Ao abordarem um caminhão VW, os agentes encontraram aproximadamente 3.130 quilos de maconha traficada. A abordagem ocorreu no km 537 da Br-381.
Aos agentes PRF, o condutor A.S.O. disse que havia presenciado o carregamento do veículo e que não havia nenhum conteúdo ilícito no compartimento. Entretanto, o nervosismo demonstrado pelo motorista do caminhão levantou a suspeita dos agentes, que realizaram buscas na carreta e encontraram a droga escondida debaixo de lonas e encoberta por várias peças de eucalipto, carga de fachada para esconder a droga.
A carreta, a princípio, saiu de Sorocaba, no estado de São Paulo, com destino a Salvador, na Bahia. Condutor, veículo e carga foram levados para a Polícia Federal em Divinópolis.
A apreensão, que é a maior realizada pela PRF em Minas neste ano, acontece justamente no Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A segunda maior apreensão do ano foi realizada em maio, quando agentes PRF apreenderam 1.996,56 kg de maconha em Juatuba, na BR-262.

Importância da PRF no combate às drogas
Neste dia 26 de junho é celebrado o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) é uma das instituições mais eficientes no combate ao narcotráfico, no Brasil e no mundo. Documentos do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) apontam que a PRF apreende cerca de 6% de toda a cocaína que interceptada em âmbito mundial. Em âmbito interno, esse número representa mais de 15%.
Já em relação ao comércio ilícito de maconha, a PRF é responsável pela apreensão de mais de 50% da droga que circula no país, e cerca de 2% em todo o mundo. Na soma das apreensões ao longo dos últimos anos, a instituição está prestes a atingir a marca histórica de um milhão de quilos de maconha apreendidos.
A partir de investimentos em tecnologia e inteligência, capacitação permanente dos policiais e convênios com agências congêneres de diversos países, a PRF tem majorado seus resultados continuamente, entregando uma contribuição social expressiva.
O trabalho da PRF no combate ao tráfico de entorpecentes, entretanto, não pode ser mensurado apenas numérica e economicamente. Os efeitos da droga são devastadores, prejudicando, além dos consumidores, toda a sociedade. Nesse sentido, seguindo sua vocação de preservar vidas, a PRF tem se destacado como uma as principais ferramentas no combate ao tráfico ilícito de drogas.

Origem da data
O Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas foi criado a partir da resolução 42/112 da Organização das Nações Unidas, em 1987. A resolução também foi o ponto de partida para a implementação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, que ocorreu em 26 de junho de 1987.

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21