banner
publicidade
publicidade

O Vereador Edinaldo Rezende, na posição de Presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal, e Pastoral Carcerária

O Vereador Edinaldo Rezende, na posição de Presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal, e Pastoral Carcerária realizam Seminário sobre a Atuação Social Voluntária no Cárcere.

Nos dias 31 de Julho e 01 de Agosto foi realizado, no auditório da OAB (Ordem dos Advogados da Bahia), o Seminário sobre a Atuação Social Voluntária no cárcere. O evento foi organizado pela Pastoral Carcerária da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas em parceria com o Conselho da Comunidade da Execução Penal. A abertura oficial na sexta-feira contou com a presença e participação de representantes de movimentos sociais, agentes da pastoral carcerária, advogados, professores, agentes penitenciários, policiais, membros da igreja católica, entre outros.

A coordenadora da Pastoral Carcerária, senhora Gildete de Sá, promoveu a abertura do Seminário, destacando a importância do evento para a comunidade de Teixeira de Freitas e em seguida passou a palavra para o Vice-presidente do Conselho de Execução Penal, Doutor Edmundo, que realizou a palestra “Histórico da Pastoral Carcerária e do Conselho Comunitário de Execução Penal”. O palestrante contextualizou os trabalhos desenvolvidos nos 10 anos de atuação da Pastoral Carcerária e enfatizou a importância dos voluntários, citando os membros fundadores e atuais agentes. Segundo ele, estas pessoas prestam um trabalho que é sinônimo de dedicação e amor ao próximo. Destacou, ainda, o papel e o compromisso social e cristão da pastoral: “A pastoral é a voz dos encarcerados dentro e fora do cárcere”, afirmou. Além disso, apresentou o papel do Conselho Penal, como um parceiro indispensável da Pastoral. Na mesma noite o Capitão Herton também ministrou uma palestra com o tema: “A Situação Criminal em Teixeira de Freitas e o Trabalho Social da Polícia Militar da Bahia”.

No segundo dia de Seminário, a primeira palestra foi proferida pelo Coordenador Adjunto do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, Dr. Marcos Vinicius Santos Barbosa, com o tema: “O Sistema Carcerário de Teixeira de Freitas e o alcance Social da reinserção do preso na sociedade”. Após a palestra, o Dr. Edmundo convidou o Bispo Diocesano Dom Carlos Alberto para fazer uso, onde enfatizou a importância do Seminário e a Ação Pastoral dentro do Presídio. A segunda palestra foi ministrada pelo Defensor Público, Dr. Matheus Rocha Almeida. O título Foi: “A defensoria pública do Estado da Bahia e a sua atuação penal em Teixeira de Freitas”. O Palestrante apresentou o histórico da Defensoria Pública e suas atribuições. Ao término das palestras, a Dra. Gine conduziu a discussão a partir das três palestras proferidas no seminário. No debate surgiram diversas sugestões sobre segurança pública, no contexto de Teixeira de Freitas. Na tarde desse mesmo dia o Assessor Jurídico Estadual da Pastoral Carcerária, Dr. Davi Pedreira, proferiu a última palestra com o tema: “Atribuições do Conselho da Comunidade de Execução Penal no cárcere e na Comunidade”.

O Vereador Edinaldo Rezende agradece à todos envolvidos nesse evento e se alegra com o objetivo alcançado e encaminhamentos já propostos a partir desse Seminário. Segundo ele o próximo passo é a elaboração de um “Fórum Permanente de Segurança Pública, Direitos Humanos e Situação Carcerária”.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21