banner
publicidade
publicidade

“Operação Vesúvio” desarticula organização que sonegou R$ 90,5 milhões

Quadrilha atuava no Sul e Extremo Sul da Bahia
Foto: DIV

 

Uma organização criminosa que atuava no ramo de distribuição de alimentos e postos de combustíveis começou a ser desarticulada na manhã desta sexta-feira, dia 30, nos municípios de Ubatã, Caravelas, Itabuna, Ibirapitanga, Ipiaú e Teixeira de Freitas localizados no sul e extremo sul baiano.
A organização, acusada de sonegar R$ 90,5 milhões ao fisco estadual, é alvo da “Operação Vesúvio”, desencadeada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica, as Relações de Consumo, a Economia Popular e Conexos (Gaesf); secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap); e Procuradoria- Geral do Estado, via Procuradoria Fiscal.
Uma pessoa já foi presa e mandados de prisão e busca e apreensão estão sendo cumpridos nos municípios. Segundo informações do Gaesf, sete integrantes da organização criminosa estão foragidos e continuam sendo procurados. Eles são acusados de constituir e/ou comprar empresas em nomes de familiares e de empregados de empresas do grupo; simular sucessivas alterações nos contratos sociais das empresas, com o objetivo de modificar os quadros societários e confundir a fiscalização; administrar empresas do grupo através de procurações. Além disso, há indícios de blindagem patrimonial, através de doação de bens a familiares, com o propósito de evitar o alcance da execução de créditos tributários constituídos junto às esferas governamentais.
Denúncias recebidas pela Sefaz levaram à constatação de que haviam índicos de sonegação fiscal e interposição fictícia de pessoas na constituição das empresas. Foram identificadas 41 empresas pertencentes ao grupo liderado por um empresário cujo patrimônio reúne 48 imóveis, entre fazendas, terrenos, casas e pontos comerciais, além das empresas. Esse mesmo empresário já foi denunciado pelo Ministério Público Federal e responde a processo de crime contra a ordem tributária na Vara Federal de Jequié


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21