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Ovos de Páscoa são bem mais caros do que barra

Foto: Reprodução de InternetOvos bem mais caros do que uma barra de chocolate. Assim é o retrato da páscoa brasileira em 2012, segundo uma pesquisa da consultoria de varejo, Grupo Azo.

O estudo aponta que o combinado de cacau, leite e açúcar, o chocolate propriamente dito, corresponde a somente 27% do preço total do ovo de Páscoa. O restante representa a despesas com embalagem, cujo peso está em torno de 16%, transporte, brindes e armazenamento, que abarcariam 39% do valor. A mão-de-obra, sozinha, fica com 18% deste todo, já que o ovo precisa do trabalho manual para tomar forma.

O consultor do Grupo Azo, Marco Quintarelli, alerta para as condições de armazenamento e transporte, que usam refrigeração e um deslocamento de menor volume de produtos, o que encarece os custos.

Quintarelli lembra ainda a influência da sazonalidade (temporada) na hora de estipular preços, em que o mercado quer aproveitar um período pequeno de vendas, de cerca de 40 dias.

Segundo um levantamento da Associação de Consumidores (Proteste), um ovo de tamanho 45 é 84% mais caro do que uma caixa de bombom. O ideal é que o consumidor compare peso e não o número do tamanho, já que ovos de mesmo número podem ter pesos diferentes


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