banner
publicidade
publicidade

Pacto Nacional pela Alfabetização

Teixeira de Freitas adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Teixeira de Freitas aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O lançamento foi feito na noite desta quarta-feira (10), nas dependências da Escola Municipal Vila Vargas, momento em que foram apresentadas as dez orientadoras de educação continuada.

Estiveram presentes o prefeito João Bosco, a secretaria municipal de educação Isabel Cristina, a supervisora geral do Pacto na região Minervina Reis e a coordenadora local Raqueline dos Santos.

Em Teixeira de Freitas 260 professores terão acesso ao curso de formação continuada oferecido pela Ufba e 30 coordenadores poderão participar como ouvintes. As orientadoras, que ministrarão o curso, foram selecionadas a partir de chamada pública- edital e estão em treinamento há dois meses. O Pacto é fruto de R$ 2,7 bilhões investidos pelo Governo Federal.

O pacto

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

O papel do orientador de estudo

Os Orientadores de Estudo são os formadores dos professores alfabetizadores e receberão um curso específico com carga horária anual de 200 horas, ministrado por uma universidade pública. Entre suas atribuições estão:

1-    participar dos encontros presenciais junto às Instituições de Ensino Superior (IES), alcançando no mínimo 75% de presença;

2-    assegurar que todos os professores alfabetizadores sob sua responsabilidade assinem o Termo de Compromisso do Bolsista;

3-    ministrar a formação aos professores alfabetizadores em seu município ou polo de formação;

4-     planejar e avaliar os encontros de formação junto aos professores alfabetizadores;

5-    acompanhar a prática pedagógica dos professores alfabetizadores;

6-    avaliar os professores alfabetizadores cursistas quanto à frequência, à participação e ao acompanhamento dos estudantes, registrando as informações no SisPacto;

7-     efetuar e manter atualizados os dados cadastrais dos professores alfabetizadores;

8-    analisar os relatórios das turmas de professores alfabetizadores e orientar os encaminhamentos;

9-    manter registro de atividades dos professores alfabetizadores em suas turmas de alfabetização;

10-  avaliar, no SisPacto, a atuação dos formadores, dos coordenadores das ações do Pacto no Distrito Federal, nos estados e nos municípios e do suporte dado pelas IES; e

11-  apresentar à IES formadora os relatórios pedagógico e gerencial das atividades referentes à formação dos professores alfabetizadores.

 

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21