banner
publicidade
publicidade

PAINEL:BASTIDORES DE BRASÍLIA

PAINEL:BASTIDORES DE BRASÍLIA

Café e leite – Em uma semana, os votos transgênicos ‘Dilmasia e ‘Dilmalckmin adotaram trajetórias inversas no Datafolha. Em Minas, cresceu de 28% para 49% a fatia do eleitorado que escolhe Antonio Anastasia (PSDB) para governador e Dilma Rousseff (PT) para presidente. Má notícia para José Serra, mas também para Hélio Costa (PMDB), em tese o parceiro local da petista. Já em São Paulo, o percentual dos que preferem Geraldo Alckmin (PSDB) e Dilma caiu de 39% para 32%.

Os movimentos coincidem, respectivamente, com a concentração da agenda de Serra em sua base eleitoral e com a escalada de Anastasia nas pesquisas.

Realinhamento 1 – Os problemas de saúde que impedem Orestes Quércia (PMDB) e Romeu Tuma (PTB) de fazer campanha introduziram um elemento imponderável na reta final da disputa pelo Senado em SP.

Realinhamento 2 – O PT enxerga no novo quadro a chance da consolidação da dianteira da dupla Marta Suplicy e Netinho de Paula (PC do B). Já o PSDB avalia que Aloysio Nunes tem condições de obter apoio de quercistas e tumistas, eleitorado mais próximo do tucano.

Um dia… – José Serra está um poço de mágoa com Guido Mantega. Semanas atrás, quando a filha do ministro da Fazenda foi envolvida numa guerra de dossiês, o tucano, para desgosto de muitos correligionários, veio a público dizer que Mantega é um homem correto.

…depois do outro – O ministro, que chegou a ligar para Serra descartando a possibilidade de quebra de sigilo fiscal da filha do candidato, não voltou a procurá-lo quando a violação ficou caracterizada. Na sexta, Mantega afirmou em entrevista que essas coisas acontecem.

Não é… – Há um buraco na narrativa segundo a qual a situação ‘casa da mãe Joana da Receita Federal se deve ao aparelhamento promovido no órgão pelo PT.

…o que parece – Para se viabilizar como substituto de Lina Vieira, uma das providências tomadas por Otacílio Cartaxo foi pedir a bênção de Everardo Maciel. Hoje, o poderoso secretário da era tucana tem gente sua instalada em postos-chave da Receita.

Privacidade – Dilma não é grande entusiasta da ideia de exibir o neto, que deve nascer a qualquer momento, na propaganda de TV. Mas há quem tente convencê-la. Os mais próximos apostam que a petista autorizará, no máximo, a divulgação de uma foto sua com a criança.

Forcinha – Lula gravou novo depoimento para o programa eleitoral de Osmar Dias (PDT), aliado de Dilma e segundo colocado na disputa pelo governo do Paraná. Há muitas críticas às peças levadas ao ar até agora, sobretudo pelo fato de o pedetista aparecer na televisão quase sempre sozinho.

Testemunhal – Ciro Gomes estreia amanhã no programa do correligionário Paulo Skaf (PSB), 3% no Datafolha para o Palácio dos Bandeirantes. O ex-ministro dirá que não é de pedir votos, mas que neste caso é diferente. Assino embaixo.

Tiroteio

Para vir a público dizer que vazamento de dados fiscais é algo normal, era preferível que o ministro tivesse ficado em silêncio. Ao menos teria o benefício da dúvida.

DO DEPUTADO FEDERAL WALTER FELDMAN (PSDB-SP), sobre a manifestação de Guido Mantega a respeito da violação do sigilo de Verônica Serra.

Contraponto

Ócio criativo – Em conversa com alunos da rede Marista, Marina Silva (PV) pregava a importância do estudo para que cada um tenha a chance de decidir o próprio futuro:

– Se eu tiver uma boa educação, posso escolher o que eu quiser ser. Se não quero ser médica, posso ser jornalista, exemplificou a candidata, que continuou:

– Posso até ser desocupado, mas competente: Não trabalho porque não quero, mas sei fazer as coisas.

Os jovens, até então quietos, explodiram em palmas e gritos entusiasmados. Marina emendou com ironia:

– Eu sei que estas palmas todas foram para a referência à competência, e não para o desocupado…


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21