banner
publicidade
publicidade

PÃO VAI FICAR MAIS CARO COM A ALTA DO DÓLAR

Panificadoras de Salvador estão reduzindo a margem de lucro e adiando o reajuste do pão francês com receio de  queda das vendas. A expectativa de aumento atingiu todo o mercado com a escalada do dólar, que chegou a atingir R$ 4,145 na quinta-feira, 24, e fechou em R$ 3,974 na última sexta, 25.

O motivo de preocupação vem do fato de que 70% do trigo consumido no país vem do exterior, principalmente da Argentina, Estados Unidos, Rússia e  Canadá. Para o presidente do  Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Salvador (Sindipan), Mário Augusto Pithon, aumentar o preço do pão francês na conjuntura atual da economia brasileira seria um “tiro no pé” porque impactaria diretamente nas vendas.

“O mercado todo está segurando o aumento de custos. Temos a responsabilidade de não aumentar preços de uma hora para outra.  Perdemos também um pouco, mas  estamos fazendo sacrifícios  para conter o preço”, afirma Pithon. O sindicato estima que as padarias tenham sofrido queda de até 30% nas vendas este ano.

Caso o dólar continue em tendência de alta, o presidente do Sindipan acredita que o aumento seja inevitável no início do próximo ano. “Acredito que o reajuste vai ser em janeiro, porque é o período que sabemos que vai ter aumento de mão de obra. Nesse período é a data-base de setor e esperamos aumentos de até 10% da mão de obra. Não tem condição de absorver esse custo. Se dependesse de mim, esperaria até janeiro”, diz Mário Augusto Pithon.

A Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) se pronunciou  defendendo que  não há motivos para o aumento do pão, tendo em vista o cenário atual do mercado de trigo. “A Abip e os panificadores entendem que um eventual aumento dos preços do pão acarreta perda no volume de vendas. Desta forma, o setor tem procurado absorver os aumentos evitando uma queda maior nas vendas das padarias”, diz trecho da nota. (A Tarde)


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21