banner
publicidade
publicidade

Para Wagner “a Comissão da Verdade é um olhar para o futuro”

Para Wagner “a Comissão da Verdade é um olhar para o futuro”

 

O governador Jaques Wagner comenta em seu programa semanal de rádio a posse, nesta terça-feira (20), dos sete membros da Comissão Estadual da Verdade, que vão trabalhar investigando, em território baiano, episódios que aconteceram, de violência sexual, terrorismo de Estado, tortura e violação de direitos humanos. “A Comissão da Verdade não é nenhuma tentativa de volta ao passado. Ao contrário, é um olhar para o futuro”. Segundo ele, “é preciso conhecer a verdade daquilo que aconteceu naquele período, até para que aquele período não se repita nunca mais”.

 

O programa Todos pela Alfabetização (Topa), que nesta quarta-feira (19) forma mais 147 mil pessoas e mudou a realidade baiana, também ganhou destaque na edição. O estado detinha uma das maiores taxas de analfabetismo do país em 2007 e hoje apresenta o menor índice do Nordeste. “Em função desse programa, que já ultrapassou um milhão de alfabetizados, e com essa quinta turma, está melhorando o ambiente e a vida das pessoas aqui na Bahia”, afirma.

 

No momento interativo do programa, Wagner responde uma pergunta sobre o combate à violência, enviada pelo internauta Fernando Araújo, por meio da Fan Page JaquesWagnerOficial. Outros assuntos em destaque são a agenda desta semana, que será cumprida para levar ações ao interior do estado, e a posse dos membros da Comissão Estadual da Verdade, nesta terça, em Salvador.

 

O governador encerra a produção falando do filme baiano ‘A Coleção Invisível’, apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), escolhido como o melhor filme do 41º Festival de Cinema de Gramado.

 

Sobre o Topa, Wagner diz que em 2007, “quando chegamos ao governo, nós tínhamos uma taxa de analfabetismo muito pior. Eu, sinceramente, me orgulho muito da gente ter trabalhado para conquistar essa marca. Agora, nós estamos com mais 147 mil concluídos, e teremos a presença de 1.280 alfabetizados na cerimônia desta quarta-feira, no Centro de Convenções”.

 

“… com a implementação do Programa Pacto pela Vida,

houve uma redução de 11% no registro de homicídios no estado…”

 

O governador também aborda o trabalho voltado ao combate à violência, ressaltando a implementação do Programa Pacto pela Vida, que inclui a instalação de 13 bases comunitárias de segurança até o momento. A ação resultou, no primeiro semestre deste ano, na redução de 11% no registro de homicídios no estado. “Vários centros integrados de comunicação estão instalados na Bahia inteira e estamos nos preparando para fazer um grande Centro de Comunicação da Segurança Pública aqui em Salvador”.

 

Ele ainda afirma que os 530 mil empregos gerados a partir da atração de empresas para o estado, o programa de alfabetização, a ampliação de uma para cinco universidades federais na Bahia e o programa Minha Casa, Minha Vida também se refletem na diminuição da violência. “Eu diria que esse é um conjunto de ações. É claro que também fortalece o ambiente de segurança e de paz”.

 

Agenda de atividades no interior do estado

 

No interior do estado, os municípios de Santo Antônio de Jesus, Dias D’Ávila e Mata de São João vão receber a visita do governador esta semana. Serão inaugurados mais um residencial do Minha Casa Minha Vida, com 276 unidades, e a primeira etapa da modernização da fábrica Caraíba Metais.

 

No sábado, Wagner visita o Complexo de Sauípe. “São quase R$ 14 milhões investidos em uma espécie de Centro de Convenções. O Governo do Estado também vai aplicar algum investimento, a fim de, em dezembro, estar tudo pronto para receber as delegações dos 32 países que vão disputar a Copa do Mundo 2014”.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21