banner
publicidade
publicidade

Participação de jovens na OAB-BA cresce bastante na gestão atual

Participação de jovens na OAB-BA cresce bastante na gestão atual

 

O presidente do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados da OAB Bahia, Luiz Gabriel Neves, convida o grupo de colegas, denominado Força Jovem da Advocacia Baiana, a conhecer as realizações da atual gestão em prol da maior participação do segmento na Ordem. “Se existe ainda o impedimento de o advogado com menos de cinco anos de filiação eleger-se para o Conselho Seccional é porque a decisão depende de aprovação do Conselho Federal da OAB”, informa.

 

De acordo com Luiz Gabriel, o atual presidente da OAB Bahia, Luiz Viana, já se manifestou inúmeras vezes pelo fim da cláusula de inelegibilidade dos jovens advogados. “Foi na atual gestão que a comissão de jovens advogados ganhou o status de Conselho Consultivo, numa demonstração real de compromisso, atenção e reconhecimento da necessidade de maior participação desse segmento na definição dos rumos da Ordem”.

 

Luiz Gabriel se surpreende com a manifestação de desconhecimento dos colegas sobre os avanços obtidos nos últimos 2,9 anos. “É curioso que a Carta Aberta com reivindicações de mais espaço e poder nas deliberações seja apresentada ao presidente do IAB, Carlos Rátis. Durante os seis anos em que foi dirigente da OAB Bahia, sob a presidência de Saul Quadros, Rátis pouco fez para ampliar a participação dos jovens na Seccional”.

 

Para o presidente do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados da OAB Bahia, tentativas de criação de factoides não se sustentam diante de fatos reais e indiscutíveis. “Sou testemunha, ao lado de outros milhares de jovens advogados baianos, dos avanços que conquistamos na atual gestão. Ou alguém já esqueceu que o valor referência, como remuneração mínima dos profissionais, uma antiga reivindicação, foi estabelecido pela atual direção da OAB-BA?”.

 

O piso salarial, segundo Gabriel, continua na pauta e, diante da impossibilidade legal de ser instituído pela Ordem, a atual direção vem se movimentando no sentido de sensibilizar o governo estadual e a Assembleia Legislativa pela aprovação da medida que dará mais dignidade ao exercício profissional da advocacia no estado.

 

“A lista de realizações e medidas para ampliar a participação dos jovens na entidade é grande nesta gestão”, afirma Luiz Gabriel. Segundo ele, já existem Conselhos Consultivos em 25 das 32 Subseções existentes e  inúmeros cursos, num volume quatro vezes superior ao de gestões anteriores, foram realizados pela ESA para o aprimoramento profissional. “Colegas, reitero o convite, venham conhecer o que temos feito”.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21