banner
publicidade
publicidade

PME: Teixeira de Freitas torna-se pioneira na região ao Planejar a Educação pelos próximos 10 anos

PME: Teixeira de Freitas torna-se pioneira na região ao Planejar a Educação pelos próximos 10 anos


“Cerca de 400 pessoas participaram da Audiência Pública que aprovou o PME. Apenas 18 municípios baianos cumpriram essa missão e Teixeira de Freitas é a pioneira na região”

 

No último dia 16, cerca de 400 pessoas compareceram ao Clube Kaikan para a Audiência Pública que definiu e aprovou o texto do Plano Municipal de Educação de Teixeira de Freitas (PME). A aprovação coroou os trabalhos iniciados em 2012. Neste meio tempo a elaboração do Plano chegou a passar por dificuldades, mas foi elevada à condição de prioridade, assim, Teixeira de Freitas tornou-se o 18º município baiano a completar esse ciclo e o primeiro na região Extremo Sul. A participação popular foi essencial para a validação do documento que norteará a educação teixeirense pelos próximos 10 anos. A Audiência foi realizada pelo Governo Municipal, via Secretaria Municipal de Educação/ Grupo Colaborativo do PME.

“Chegar a esta etapa é a comprovação de uma gestão engajada com a melhoria do ensino público”, destacou o Cleper Arruda, chefe do Grupo Colaborativo. Já o prefeito João Bosco Bittencourt, em pronunciamento, lembrou que o Brasil todo está mobilizado pela Educação e citou sua história pessoal como exemplo de que a Educação é a principal mola transformadora da sociedade. Compuseram mesa com o prefeito, o secretário Municipal de Educação e Cultura Ariosvaldo Alves Gomes, o presidente do Conselho Municipal de Educação Jhonatan Molar, o consultor técnico do Programa de Apoio à Educação Municipal-PROAM o professor doutor Luiz Argolo, o decano do campus Paulo freire (UFSB) o professor doutor Francesco Lanciotti e a professora doutora Minervina Joselí Espíndola Reis, do Campus X da Uneb. Muitas outras autoridades da Educação Pública e Privada também compareceram, bem como secretários Municipais e vereadores.

Depois da solenidade de abertura, que contou com breve palestra e apresentação de memorial, os participantes se reuniram em salas no Campus X da Uneb e debateram cada uma das metas e diretrizes. Ao fim das discussões, os textos foram mais uma vez submetidos ao público sob a coordenação do secretário Ariosvaldo. Todos os âmbitos da Educação foram contemplados, desde as creches até a EJA e Ensino Superior, ensinos público e privado. O documento firmado vai compor o Plano Nacional (PNE), que está vigente desde junho de 2014, desde então, União, estados e municípios começaram a cumprir tarefas e se preparam para alcançar as metas e estratégias de curto, médio e longo prazos até 2024. O PME, junto ao PNE, redefine os investimentos de verbas, apontando prioridades e especificidades do município, garantindo assim que os recursos sejam melhor aproveitados e, de fato, supram as necessidades de cada localidade. Entre os participantes ouvidos, houve unanimidade quanto a importância desta construção e respeito pela maneira responsável pelo qual se deu este trabalho no município.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21