banner
as
publicidade
publicidade

Ponto eletrônico entra em vigor para micro

Foto: DivulgaçãoA partir da próxima segunda-feira, fica estabelecido o uso do ponto eletrônico nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de todo o país. Este foi o prazo limite de adaptação estipulado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para que o grupo – que representa cerca de 98% do total de empreendimentos do país – implantasse o equipamento.

De acordo com o coordenador do Comitê trabalhista e previdenciário do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio de Janeiro (Sescon-RJ), Lúcio Fernandes, a mudança é uma garantia a mais para o empregado. Para ele, o equipamento inibe qualquer possibilidade de manipulação do ponto por parte do empregador.

“Do ponto de vista do empregado, o ponto eletrônico vai fazer com que ele tenha acesso instantâneo à informação sobre seu tempo de trabalho. Vai saber exatamente a hora que entrou, vai saber o tempo de almoço e o horário exato em que foi pra casa”, explicou, acrescentando que a medida acaba com a velha prática da hora extra não paga.

“As informações ficam registradas em um HD (disco rígido, em português), no qual o MTE pode a qualquer hora acessar as informações. Além disso, o trabalhador recebe na hora um tíquete parecido com a segunda via do cartão de crédito, também contendo todos os dados”, completou.

O Ministério do Trabalho e Emprego disponibilizou uma lista com 66 modelos do aparelho que marca de maneira eletrônica o dia trabalhado. Os preços, também de acordo com Sescon-RJ, são semelhantes aos manuais, flutuando na faixa de R$ 2,8 mil.

Nos primeiros 90 dias, a fiscalização será orientativa, tendo como objetivo indicar eventuais lacunas e falhas no sistema. Após este período, em caso de descumprimento da lei, a multa poderá chegar a mais de R$ 4 mil.


Comentários



Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21