banner
publicidade
publicidade

POR : J.JUNIOR – É PRECISO SALVAR A SAÚDE

É PRECISO SALVAR A SAÚDE

 

 

Todo este movimento exercido pelo cidadão, que veio à rua posicionar em favor do povo brasileiro, contagiou-me bastante, mas agora penso e quando tudo isso passar? Será que vai passar? Será que é apenas um movimento simplório sem que resultados dignificantes sejam aproveitados pela nação? Toda esta satisfação de ver como dizem que a Nação acordou também me leva a uma angústia dilacerante quando vislumbro um futuro, com base neste nosso presente.

Elejo um tema que por hora deixa-me apreensivo quanto ao nosso futuro, pois neste nosso presente é inadequado, vil e desrespeitoso, a SAÚDE, como esta funcionando não podemos aceitar e se olharmos o futuro, como será?

Não raro ouvimos que nossos hospitais, postos de saúde e enfermarias estão abarrotados de pessoas, sendo desrespeitadas, jogadas como uma coisa qualquer pelos cantos, sem dignidade e o que é  pior sem perspectivas de melhorias, até quando isso poderá durar?

Comumente ouvimos, atendemos pessoas que não são do nosso município como se também não encaminhássemos pacientes a outros municípios, isso tudo serve para mascarar e explicar erros ou até mesmo incapacidade de gestão, com simplicidade sem ter uma proposta para resolver nossos problemas.

Não precisamos de propostas mirabolantes, mas sim, de propostas exeqüíveis que resolva o nosso problema, precisamos de profissionais da área de saúde dedicados, responsáveis, competentes e comprometidos, salários dignos, entretanto tudo tem pouco valor se não estivermos equipados e aparelhados para que o desempenho das atividades destes profissionais seja eficiente, com diagnósticos precisos, estetoscópio e maca somente não resolvem os nossos problemas, precisamos de farmácias onde existam os medicamentos e que sejam distribuídos de forma igualitária, quando digo farmácia quero deixar claro que me refiro a medicamentos disponíveis, não apenas o físico. Precisamos de hospitais equipados limpos com assepsia adequada e conforto para que o tratamento seja digno aos pacientes.

Quando olhamos o futuro o problema ainda fica pior, se não estamos sendo capazes de resolver os problemas de hoje, andamos para um colapso, como iremos ofertar uma condição melhor no futuro? Na próxima década teremos outras dificuldades a serem encaradas e como ofertar atendimento digno a população?

É preciso que as autoridades Federais, Estaduais e Municipais responsáveis por ofertar de forma compartilhada devem se atentar para fatos que deverão ocorrer como o crescimento populacional, apesar de que já observamos que esta demanda de crescimento vem diminuindo o seu ritmo, mas mesmo assim ainda é significativo este crescimento, paralelo a isto tem o envelhecimento populacional, o que demanda maior cuidado com o atendimento e a ascensão social das camadas mais carentes que ficam mais exigentes quanto à qualidade do atendimento.

Observando todos estes fatores só existe uma única forma de solucioná-los investir na saúde hoje, ou seja, é preciso salvar a saúde hoje, antes que o colapso total seja estabelecido.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21