banner
publicidade
publicidade

Portocel atinge a marca de 90 milhões de toneladas de celulose

Portocel atinge a marca de 90 milhões de toneladas de celulose

 

A marca foi alcançada com o embarque de 51.500 toneladas no navio MV Brassiana, no final de janeiro

 

Aracruz (ES) – O Portocel, terminal especializado na movimentação de produtos florestais e que é operado em sociedade pela Fibria (51%) e a Cenibra (49%), alcançou  em janeiro a marca de 90 milhões de toneladas de celulose embarcadas ao longo de sua história de mais de 30 anos de atividade. A marca foi alcançada no dia 27 de janeiro com o embarque de 51.500 toneladas de celulose da Fibria no navio MV Brassiana, com destino ao porto de Port Arthur e Mobile, ambos nos Estados Unidos.

 

Localizado em Barra do Riacho, Aracruz (ES), Portocel é o porto mais eficiente do mundo na movimentação de celulose. O terminal tem produtividade média de 24 mil t/dia de celulose por navio. Para se ter uma ideia do significado desse número, os portos de Baltimore (Estados Unidos) e Flushing (Holanda), que estão entre os melhores do mundo, movimentam, respectivamente, 16 mil e 18 mil t/dia de celulose.

 

Além de embarcar toda a celulose produzida pela Fibria no Espírito Santo, pela Cenibra (MG) e pela Veracel (BA), Portocel também movimenta a celulose de outras empresas do setor. O terminal responde por cerca de 60% da celulose que o Brasil exporta e tem o menor custo operacional do país, segundo observa Patricia Dutra Lascosque, diretora-superintendente de Portocel.

 

Segundo ela, graças à cultura de alto desempenho da empresa aliada ao comprometimento das equipes, a movimentação de celulose alcança marcas cada vez mais expressivas, o que também pode ser creditado ao mercado aquecido no setor. “A cada um ano e sete meses alcançamos a marca de 10 milhões de toneladas embarcadas”, enfatizou Patricia.

 

Sobre a Fibria – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas situadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint operation com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 18.900 trabalhadores, entre empregados diretos e indiretos, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros. Para mais informações, acesse www.fibria.com.br.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21