banner
publicidade
publicidade

Prado: Trabalhadores rurais celebram entrega da Fazenda Colatina no Extremo Sul do estado

Prado: Trabalhadores rurais celebram entrega da Fazenda Colatina no Extremo Sul do estado

A Fazenda Colatina, imóvel rural localizado no município de Prado, no Extremo Sul do estado, a 764 quilômetros de Salvador, foi entregue, oficialmente, nesta quinta-feira (30), às 10h30, para 272 famílias de trabalhadores rurais da região, tornando-se o primeiro assentamento de reforma agrária resultante do diálogo entre empresas de celulose e  famílias acampadas na Bahia.

O ato de entrega das escrituras  teve a presença do governador Rui Costa, dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, da Defesa, Jaques Wagner, da presidente do Incra, Maria Lúcia Fálcon, do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues,  Prefeita do Município do Prado, Mayra Brito e reuniu centenas de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que, juntos, celebraram esse marco histórico para o estado.

A experiência, inovadora na Bahia, é fruto de uma negociação firmada entre o governo estadual, a Fibria, empresa de celulose, o Incra/BA e os movimentos sociais. A área adquirida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) pertence hoje as empresas de celulose Fibria, Veracel e Suzano.

 Entusiasmada, em poder contribuir no processo do assentamento dos trabalhadores rurais, a Prefeita do Município do Prado, Mayra Brito, enfatizou   das ações do município junto aos assentados e a parceria junto ao governo do Estado da Bahia que vai continuar em prol dos mais necessitados,”Governador, apesar das crises que estamos passando, acredito no seu governo pela sua firmeza e atitude, vamos continuar avançando”, concluiu.  Em momento de comemoração, os convidados foram agraciados e recebidos pela Prefeita do Prado, que saiu do evento feliz da amizade junto ao ministro da Defesa, Jaques Wagner, Governador Rui Costa, Ministro da Reforma Agraria, Patrus Ananias, Deputado Federal Valmir Assunção e a presidente do Incra, Drª  Maria Lúcia Falcón.

 

Diversos Prefeitos da região aproveitaram o evento para colocar alguns assuntos dos interesses dos respectivos municípios, exemplo do prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco em conversa com o Ministro Patrus Ananias, o Governador Rui Costa e o ministro da Defesa Jaques Wagner.

A Fazenda Colatina, que pertencia a Fibria Celulose, foi vistoriada pela primeira vez pelo Incra, em maio de 2013. A venda da propriedade foi ofertada pela empresa e o processo de aquisição foi conduzido de acordo ao Decreto 433/92, com investimento de R$ 25 milhões do Governo Federal. A Bahia tem 20% da produção nacional de celulose, uma quantidade representativa neste cenário nacional.

O imóvel rural, que recebeu o nome de assentamento Jacy Rocha, possui aproximadamente 4 mil hectares e integra o projeto “Assentamentos Sustentáveis com Agroflorestas e Biodiversidade”, desenvolvido em parceria com o governo baiano, MST, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq -USP) e a Fibria.

A aquisição da fazenda foi conduzida de acordo com o Decreto 433 92. O projeto de Assentamentos Sustentáveis quer dar às famílias do MST acampados na área acesso à formação técnica, educacional e organizacional para a produção de alimentos com base nos princípios agroflorestais e agroecológicos e na organização social.

Durante o evento, foram também entregues pelas autoridades, por meio de uma parceria entre o Banco do Brasil e Incra, cartões crédito instalação, beneficiando famílias de dois assentamentos de Prado, com crédito de R$ 2,4 mil para cada família, apoiando a instalação do assentamento.

O primeiro cartão foi entregue pelo secretário Jerônimo Rodrigues a dona Maria da Conceição da Silva.  A SDR, criada no atual governo, vem ganhando reconhecimento da administração pública,  tornando-se instrumento fundamental para dinamizar o desenvolvimento rural na Bahia.

Estiveram presentes a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Vera Lúcia Barbosa, os representantes da direção Nacional do MST, Alexandre Conceição, e da direção estadual no Extremo Sul, Evanildo Costa, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica e de movimentos sociais, o superintendente do Incra-BA, Luiz Gugé Fernandes, o delegado do MDA na Bahia, Welliton Hassegawa, o gerente da Fibria, Fausto Camargo, e de outras empresas de celulose, parlamentares estaduais e municipais, prefeitos e lideranças da região, entre outras autoridades.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21