banner
publicidade
publicidade

PRE/BA: Vereador de Caravelas(BA) perde cargo por infidelidade partidária

Ação proposta pela PRE/BA foi acolhida e o político conhecido como “Zé do Leite” teve a perda do cargo eletivo decretada ontem, 13 de novembro.

A partir de ação movida pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), o vereador de Caravelas (BA) José dos Santos Sary Eldin perdeu o cargo nesta terça-feira, 13 de novembro, por trocar de partido sem justa causa. O político, conhecido como “Zé do Leite”, desfiliou-se do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) sem apresentar um dos critérios de desfiliação por justa causa previstos na Resolução TSE nº 22.610/2007, e em seguida filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Segundo a resolução, os critérios para desfiliação partidária por justa causa são a incorporação, fusão ou a criação de novo partido, a mudança (ou desvio) do ideário político em relação ao programa partidário ou grave discriminação pessoal. O político alegou grave discriminação pessoal por parte do PTB mas, de acordo com o procurador Regional eleitoral Sidney Madruga, não há provas suficientes que comprovem as condutas discriminatórias do partido.

O entendimento da PRE/BA foi acolhido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, que decretou a perda do cargo do vereador e determinou que decisão seja comunicada ao presidente da Câmara de Vereadores do município para que, no prazo de dez dias, o suplente eleito do partido seja empossado.

Perda de cargo – no final de 2011, a PRE acionou 282 políticos por infidelidade partidária, de olho no ‘troca-troca” de partidos realizado pelos políticos em busca de uma vaga para concorrer nas eleições deste ano. Até o momento, mais de 50 políticos entre prefeitos e vereadores já tiveram a perda de cargo decretada.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21