banner
publicidade
publicidade

Prefeito João Bosco participa da Inauguração da Universidade Federal do Sul da Bahia

Prefeito João Bosco participa da Inauguração da Universidade Federal do Sul da Bahia

Os estudantes de Teixeira de Freitas e de toda a região sul da Bahia  obtiveram na tarde desta sexta feira (20), a realização de um sonho,  que se deu com a cerimônia de  fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB),  mais uma opção para cursar o ensino superior de qualidade no Sul e Extremo sul do Estado. A Cerimônia foi presidida pelo governador Jaques Wagner.

A nova universidade deve começar a funcionar no segundo semestre de 2014, oferecendo inicialmente nove mil vagas. Mas, a previsão é que até 2020 sejam oferecidas 18 mil vagas. Durante a cerimônia,  o reitor pró-tempore Naomar de Almeida Filho empossou o Conselho Universitário Matriz, que terá a atribuição de auxiliar o futuro reitor da UFSB nas etapas iniciais de implantação da instituição. Ele tem ainda, a missão de elaborar o estatuto e o regimento da nova universidade.

Campi

Em Itabuna vão funcionar os Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação, em Comunicação e Artes e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências.
A UFSB terá mais dois campi, instalados no extremo sul. Porto Seguro terá o campus Sosígenes Costa, que oferecerá os centros de Formação em Ciências Humanas e Sociais, e em Ciências Ambientais, e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências.

Em Teixeira de Freitas, o campus Paulo Freire terá cursos na área da saúde, entre eles, o de medicina, e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. De acordo com Naomar de Almeida Filho, o ingresso de alunos se dará por intermédio de bacharelados interdisciplinares (BI), com acesso via Enem/Sisu ou via rede de colégios universitários (Cuni) instalados nos municípios de maior porte da região sul baiana.

Para acesso à Rede Cuni, o Enem será usado na seleção de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas em cada município.

Outros cursos

Haverá 12 cursos de bacharelados interdisciplinares oferecidos em quatro grandes áreas de conhecimento (artes, humanidades, saúde além de ciência e tecnologia), cinco licenciaturas interdisciplinares (ciências da natureza, ciências humanas e sociais, matemática, computação e tecnologias, linguagens e códigos e artes), 15 cursos superiores tecnológicos, 30 cursos de graduação profissionalizante, 10 residências, 19 mestrados e nove doutorados.

O prefeito de Teixeira de Freitas João Bosco esteve presente ao ato de fundação da (UFSB), que contou com a presença do Governador Jaques Wagner, do reitor pró-tempore Naomar de Almeida Filho, da senadora Lídice da Mata e de vários deputados federais e municipais e diversas autoridades e políticos regionais.

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21