banner
publicidade
publicidade

Prefeitura de Teixeira de Freitas debate trânsito com população

Prefeitura de Teixeira de Freitas debate trânsito com população

 

A Audiência Pública sobre “Mobilidade Urbana Sustentável: Modernização do Trânsito” lotou o plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, na noite desta segunda-feira (31). O evento foi promovido pela Prefeituta/Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania e Escritório de Mobilidade Sustentável (EMS).

 

O evento foi de casa cheia, o que levou a doutora Cristina Aragon, consultora e analista de trânsito da EMS a elogiar o interesse da população nesta construção de uma cidade melhorada.  A fala de abertura foi feita pelo prefeito João Bosco Bittencourt, que salientou a relevância do debate ao afirmar que atualmente “o trânsito da nossa cidade é caso de saúde pública”. Durante o evento o prefeito destacou que o custo da implantação do projeto é o mesmo de qualquer pavimentação, só que o recurso será melhor investido graças ao planejamento.

 

As explanações feitas pelos especialistas da EMS salientaram que o uso de espaços compartilhados e o incentivo às zonas de passeio consolidam o tecido comercial, aumentam a segurança no trânsito e ainda despertam a sensação de bem estar na população. Dentre as medias práticas apontadas, estão a reorganização das rotatórias, travessias de duas etapas, desvio em até 80% do tráfego de caminhões pesados na área central, mão única em algumas das vias centrais e uso do sistema binário de semáforos, além de delimitação de ciclovias. Para cada sugestão apresentada, dados estatísticos eram mostrados. Os profissionais centraram suas observações na região central da cidade.

 

O Secretário de Segurança com Cidadania, Cel. Calheiros anunciou medidas já definidas para a melhoria do trânsito, tais como: concurso para formação de agentes de trânsito, para 2014; contratação de empresa de sinalização de trânsito horizontal e vertical, para 2014; contratação de empresa de controle de trânsito com monitoramento eletrônico, para 2015; padronização das calçadas, para 2015; remoção dos camelôs para espaço próprio (mediante consenso entre as partes), para 2014; definição de área de zona azul, para 2014 e outros e a inclusão da disciplina Educação de Trânsito na grade curricular das escolas do município.

 

Além da sociedade civil organizada e de estudantes de engenharia, a casa recebeu grande número de secretários municipais e vereadores, também o coordenador da 24ª Ciretran, Edimailson e o presidente interino do Conselho de Trânsito, Vitor Cecato.

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21