banner
publicidade
publicidade

Prefeitura de Teixeira de Freitas Realiza Cursos de Capacitação Para os Servidores da Saúde

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas através da Secretaria de Saúde realizou neste primeiro semestre de 2014, vários cursos de capacitação para os profissionais e colaboradores da saúde do município. Em algumas áreas foi a primeira vez que foi realizado curso de capacitação para os servidores.

Essa teria sido a principal reivindicação feita pelos os profissionais da Atenção Básica, no seminário realizado em dezembro de 2013, quando foi discutida a elaboração do planejamento das atividades de 2014. Os cursos de capacitação têm sido realizados para todos os profissionais e colaboradores da saúde, em especial da Atenção Básica, desde, os servidores de serviços gerais, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e endemias, atendentes, vacinadores, marcadores, dentistas, enfermeiros, médicos, profissionais dos programas NASF, Melhor em Casa, PSE e PROVAB. Além dos coordenadores dos departamentos e setores da saúde.

Entre os cursos de capacitação que já foram oferecidos aos profissionais e colaboradores, estão: Controle de Diabetes e Dislipidemias; Atendimento de Urgência nas Unidades Básicas; Tratamento de Feridas; Hipertensão Arterial; Sistema de Gerenciamento de Almoxarifado; Pré-Natal nos (ESF); Controle de Tuberculose e Hanseníase; Limpeza, Desinfecção de Superfícies e Prevenção de Contaminação; Escovação Dental Supervisionada e Teste de SNELLEN; Saúde Mental com Referência em Crak, Álcool, Tabaco e outras Dependências Químicas; Atendimento ao Público; Calendário Vacinal; Marcação de Exames e Cartão do SUS; SISVAN e PSE; Chefia e Liderança.

O secretario de saúde, Eujácio Dantas, disse que neste ano de 2014, existe um planejamento até dezembro de cursos de capacitação para os servidores e colaboradores, e que o objetivo é de realizar capacitação em todas as áreas da saúde. E disse ainda: “Estamos fazendo uma gestão participativa, ouvindo e valorizando os nossos profissionais. Vamos investir na capacitação de cada um deles, pois todos têm o seu valor profissional, e a capacidade de fazer a diferença seja no atendimento, quanto na oferta dos nossos serviços para com a população. Somos todos servidores do povo, por isso temos que oferecer um bom atendimento e serviços a todos”.

Segundo o núcleo de educação permanente da secretaria de saúde, destacou que os cursos de capacitação tem tido um foco maior para os servidores e colaboradores da Atenção Básica, por entender que a porta de entrada da saúde, é justamente pela “Atenção Básica”. Mas que as outras áreas da saúde também estão sendo contemplado.

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21