banner
publicidade
publicidade

PRF:CAMPANHA UMA LUZ PARA VIDA

A Campanha Uma Luz para a Vida foi desenvolvida em função da grande preocupação da PRF com a crescente escalada da violência no trânsito em todo o país. Na verdade esse fenômeno é mundial e, naturalmente, o Brasil não está livre dele. Estima-se que no mundo morrem anualmente aproximadamente 1,3 milhão de pessoas e entre 20 a 50 milhões ficam feridas. Os acidentes de trânsito figuram como primeira causa de morte na faixa etária de 15 a 29, segunda causa de morte na faixa etária de 5 a 14 e terceira causa de morte na faixa etária de 30 a 44. O impacto econômico desses eventos é estimado entre 1 a 2% do PIB da nações.

No Brasil esse impacto passa de 30 bilhões de reais. Os dados do Ministério da Saúde dão conta de que morrem por ano por volta de 40 mil brasileiros vítimas de acidentes de transporte. Entretanto, os dados do Seguro de Dano Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre – DPVAT dão conta de que o número de mortos aproxima-se de 60 mil.

Por volta de 1/5 dessas mortes, considerando os números do Ministério da Saúde,

ocorrem em rodovias federais. Portanto são mais de 8 mil mortes anuais. Os dados estatísticos da PRF revelam que mais de 90% das causas presumíveis dessas mortes envolvem o comportamento do motorista, destacando-se a falta de atenção, velocidade incompatível,ultrapassagem indevida, ingestão de álcool e desobediência à sinalização.

Com o objetivo de prevenir a disparada desses números e coibir comportamentos

inadequados, a PRF realizou nacionalmente, só no ano passado, quase 10 milhões de procedimentos de fiscalização (sendo 678.941 deles, realizados na Bahia) , compreendofiscalização de veículos, abordagens a pessoas, notificações de trânsito e testes com etilômetro. Desde a entrada em vigor da Lei 11.705/08, a chamada Lei Seca, a PRF realizou aproximadamente 2,5 milhões de testes de embriaguez (etilômetro – sendo 107.938 deles, realizados na Bahia) . Com essa vigilância e fiscalização tem-se o resultado anual de mais de 3 milhões de autos de infração válidos (multas – sendo 196.198 delas, realizadas na Bahia) e mais de 30 mil pessoas presas (sendo 2.529 delas, na Bahia) . Praticamente a metade dessas

prisões se dá por crimes de trânsito.

Por isso, a PRF está conclamando toda a sociedade para fazer diferença na busca de um trânsito mais seguro. Estamos nos aproximando de mais um feriado com final de semana prolongado. Infelizmente, muitas vidas serão ceifadas no trânsito em acidentes que poderiam ser evitados. No último feriado, período de Carnaval, morreram, só nas rodovias federais, 213 pessoas, 17 delas na Bahia.

Com o intuito de evitar que estas tragédias continuem se repetindo, a PRF está conclamando a sociedade para que cada organização e cada indíviduo participe desse esforço, através da Campanha UMA LUZ PARA A VIDA.

Venha fazer parte desta campanha! colabore repassando as seguintes dicas de segurança para as pessoas com as quais se relaciona na Rua, no trabalho, na escola, na faculdade, no trabalho, na igreja e principalmente dentro de casa:

Dicas a serem repassada para sociedade:

a) Respeito aos limites de velocidade;

b) Não dirigir sob efeito de álcool ou substância de efeito análogo;

c) Não ultrapassar em local proibido;

d) Utilizar o cinto de segurança (todos os ocupantes, inclusive no banco traseiro);

e) Conduzir motocicleta com segurança e utilizar os equipamentos de proteção adequados.

O cidadão que ouvir as orientações e sentir-se comprometido com uma conduta mais segura no trânsito demonstrará que está engajado ao transitar com farol do veículo aceso no período do feriado.

Como proposta de agenda a serem desenvolvidas pelas Regionais destaca-se:

a) Acionamento das Igrejas, Clubes de Serviço, Sociedade Civil de maneira geral;

b) Envolvimento dos órgãos de imprensa;

c) Envolvimento de artistas, personalidades, atletas, vítimas de acidentes, entre outros;

d) Envolvimento dos policiais aposentados, entidades sindicais e associativas;

e) Acionamento das companhias de seguro para disponibilizar veículos acidentados para ficarem expostos com a presença de faixas alusivas ao tema: ACENDA OS FÁROIS: DÊ UMA LUZ PARA A VIDA.

Liomário dos Santos Filho
Chefe do Posto 03
Teixeira de Freitas – BA
9ª Delegacia – 10ª SRPRF/BA


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21