banner
publicidade
publicidade

Primeiro entreposto frigorífico modular

Primeiro entreposto frigorífico modular da Bahia é inaugurado em Barra do Choça

 

Os 35 mil habitantes do município de Barra do Choça agora terão carne de qualidade à mesa. Construído em apenas cinco meses, o primeiro entreposto frigorífico modular da Bahia foi inaugurado no último sábado (24) pela Secretaria da Agricultura, por meio da Agência de Defesa Agropecuária. A unidade é dotada de equipamentos em aço inox, onde são feitas as desossas, separando as carnes que vêm dos frigoríficos. Depois de passar pelo entreposto, a carne é levada aos balcões para a comercialização.

 “Esse investimento visa a melhoria da qualidade de vida da população local e o desenvolvimento na região ao proporcionar práticas adequadas de comercialização, assegurando ao consumidor o acesso ao alimento seguro”, salientou o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, durante a inauguração do entreposto.

 Acompanhado pelo diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, o secretário lembrou ainda que o modelo de entreposto frigorífico modular foi uma iniciativa pioneira no País, criada pela Adab, e que já foi solicitado pelo Ministério da Agricultura para implantação em outros estados. “Dessa forma, estamos apresentando aos baianos e a todo o Brasil os avanços e a gradativa organização da cadeia produtiva da carne e seus segmentos”, avaliou.

 Para o diretor-geral da Adab o projeto dos entrepostos vem preencher a demanda estrutural dos municípios, possibilitando a correta distribuição e comercialização da carne. “Os entrepostos funcionarão anexos ao comércio varejista, com estrutura de equipamentos e instalações adequadas, onde já existem boxes para a venda de carne”, explicou Paulo Emílio que, junto com o Salles, visitou o Mercado Municipal de Carne de Barra do Choça.

Os açougueiros, marchantes e comerciantes aplaudiram a instalação do entreposto e solicitaram das autoridades apoio na adequação do Mercado de Carnes. “A Prefeitura e o Governo do Estado estão de parabéns por melhorar as condições do nosso negócio”, disse a presidente da Associação de Açougueiros de Barra do Choça, Terezinha Monteiro. “Nós também temos interesse em melhorar a cadeia produtiva da carne na região, mas, para isso, precisamos de apoio, orientação e acesso ao crédito para a compra de equipamentos adequados às nossas necessidades”, acrescentou.

 A Secretaria da Agricultura colocou-se à disposição para auxiliar os 85 açougueiros associados do município. Todos serão cadastrados e orientados sobre as determinações legais para o comércio de carnes. A Prefeitura Municipal, através da Vigilância Sanitária, também vai fazer parte do processo, fiscalizando o comércio. Ficou acordado ainda entre as entidades que, após o cadastro dos açougueiros, será marcada uma reunião, visando discutir o acesso ao crédito, junto a instituições financiadoras, para aquisição de equipamentos adequados ao comércio de carnes.

 Para proporcionar a implantação de todo o Projeto de Entreposto Frigorífico Modular, o governo do Estado disponibilizou mais de R$ 3,1 milhões para a construção de dez unidades modulares. “Nossa proposta é dar sustentabilidade à cadeia da carne, combater o abate clandestino e assegurar a alimentação da população com a oferta de carne sadia. Sem esquecer da oferta de alimentos saudáveis, aliada à sustentabilidade ambiental, social e econômica”, enfatizou o diretor de Inspeção da Adab, Adriano Bousas.

 “A inauguração desse entreposto mostra a força do Estado, o empenho da prefeitura e a maturidade dos comerciantes locais”, destacou o prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha. “Essa ação estratégica e inovadora surge como uma perspectiva de incremento para a nossa economia e é uma prestação de contas já que estamos cumprindo com o objetivo de exercer nosso papel na preservação da saúde pública”, finalizou o prefeito.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21