banner
publicidade
publicidade

Produzir promove capacitação para associações do Extremo Sul do Estado

Produzir promove capacitação para associações  do extremo sul do estado


Com o objetivo de dar mais eficiência à execução de convênios da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), o Programa de Combate à Pobreza Rural (Produzir) realizou uma capacitação, nesta quinta-feira (18), durante a Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas.


Participaram do encontro 21 produtores rurais, representantes de associações beneficiadas pelo programa, dos municípios de Itagimirim, Itapebi, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas e Prado.


De acordo com a técnica de capacitação do Produzir, Edjanice Costa Almeida,  foram apresentadas aos participantes informações sobre os procedimentos para uma boa execução do convênio e projeto. “Essa é uma oportunidade deles entenderem o convênio enquanto instrumento jurídico, as principais cláusulas, como objeto, obrigações das partes, recursos e prazos e, também, esclarecer pontos sobre a execução, coleta de preço e prestação de contas dos recursos públicos”. 


Os presentes receberam um ‘Kit Convênio’, contendo cartilhas sobre a execução do projeto técnico e do próprio convênio. A iniciativa imprime uma nova dinâmica na operacionalização do Produzir, atuando junto aos associados para que possam superar possíveis dificuldades durante a execução dos convênios, favorecendo também a integração dos envolvidos em todas as fases do projeto, desde a avaliação até a prestação de contas.


Ainda segundo Edjanice, o momento de capacitação mostra as responsabilidades das associações e as atribuições da CAR, não só de apoio financeiro, mas de apoio técnico durante todo o processo. “Para este tipo de evento, além dos dirigentes das associações, convidamos dois jovens de cada comunidade buscando envolvê-los, para que apoiem as associações”, afirmou. 


A Associação de Produtores Rurais de Itagimirim será contemplada com 35 sanitários residenciais. Para o produtor José Napoleão, de 49 anos, esse tipo de encontro é muito importante para as comunidades.  “Tiramos nossas dúvidas com relação ao convênio e a forma correta de executá-lo e compartilhamos experiências com pessoas de outras localidades”.


Arlindriane Gomes Cerqueira, de 29 anos, faz parte da Associação Cultural dos Pequenos Agricultores da Costa do Descobrimento, em Itapebi, que será beneficiada com uma oficina de corte e costura. “Tivemos a chance de interagir com outras associações e buscar mais informações sobre o projeto que vai chegar pra gente. “Aprendemos a ter mais responsabilidade e compromisso de prestar conta do dinheiro público que está sendo empregado para o fortalecimento da nossa comunidade”. 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21