banner
publicidade
publicidade

Professores aceitam proposta da prefeitura e cancelam greve

Os professores da rede municipal de Teixeira de Freitas aceitaram a proposta de reajuste de 8% no piso salarial da categoria e cancelaram a greve que estava acordada para esta quarta-feira, 28 de fevereiro.

A decisão foi tomada em uma assembléia realizada pela APLB-Sindicato, em frente ao Centro Administrativo da cidade e muitos professores ficaram insatisfeitos com o resultado, já que o percentual oferecido pela administração é inferior aos 22%, reivindicados conforme o piso nacional recentemente aprovado.

De acordo com a coordenadora da APLB-Sindicato, professora Brasília, pouco antes do Carnaval, a prefeitura e sindicato tiveram uma rodada de negociação que durou quase 12 horas, a administração alegou não poder atender o reajuste almejada pela categoria por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os 8% serão repassados à categoria em duas etapas, a primeira será em março num total de 6,5% retroativo ao mês de janeiro, a segunda em 1,5% no mês de agosto.

Para Brasília, a negociação foi um passo dado para questão do achatamento assalarial, já que no final do ano passado justiça decidiu que apenas os professores do nível 1, recebessem a equiparação salarial, deixando de atender outros níveis da categoria.

Ainda durante a negociação a prefeitura chegou a informar que a verba do Fundeb, no valor de R$ 1.632.068,59, que segundo os professores deveria ser rateada entre a categoria e por isso virou denúncia no Ministério Público, foi usada para pagar fornecedores do setor educacional.

Os pagamentos teriam sido feitos em cheques e a verba já estaria empenhorada, faltando apenas a retirada dos cofres públicos.

Sobre a questão, a professora Brasília, pediu que a Câmara Municipal investigue se a verba realmente foi usada na Educação, e se o manuseio foi feito dentro dos critérios legais, respeitando os índices impostos pelo Fundeb.

*SULBAHIANEWS


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21