banner
publicidade
publicidade

Programa busca aumentar competitividade do turismo na Costa das Baleias

“É preciso mergulhar ainda mais fundo na nossa região, pois não podemos divulgar o que não conhecemos”. A afirmação é do secretário de Desenvolvimento Econômico de Teixeira de Freitas, Walter Barbosa, durante a Oficina de Produção Associada ao Turismo, que aconteceu nesta quarta-feira, 30 de outubro, no auditório da Unidade Regional do Sebrae Teixeira de Freitas.

O evento reuniu cerca de 20 representantes dos municípios de Prado, Caravelas, Itamaraju, Alcobaça, Nova Viçosa, Mucuri e Teixeira de Freitas, como empresários, gestores públicos e líderes de associações e conselhos ligados ao setor. No encontro, eles discutiram estratégias para o desenvolvimento do turismo na região. A partir desta ação serão promovidas capacitações com os profissionais que atuam com turismo a fim de aumentar a competitividade dos negócios. “Entendendo a importância da qualificação no setor, os empresários participarão de cursos em gestão e atendimento, além de ações de mercado que fomentem o turismo”, explicou o coordenador da Unidade Regional do Sebrae Teixeira de Freitas, Alex Brito.

A oficina integra o programa Quali Turismo Bahia, da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), que conta com a parceria do Sebrae. A ação contempla toda a região costeira da Bahia com o objetivo de identificar e agregar valor aos destinos turísticos, fomentando o setor nos municípios atendidos. A coordenadora técnica de Turismo da Setur, Úrsula Pinto, detalha os aspectos trabalhados durante a oficina. “Nossa proposta é identificar destinos turístico e agregar valor à a setores como gastronomia e arte, a fim de aumentar as oportunidades de negócios nos segmentos”, ressaltou .

Durante o encontro, o representante do município de Prado, Wander Noronha, também presidente da Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimento Comerciais (Aprope), pontuou que o destino turístico deve atender primeiramente às necessidades dos moradores locais. “Antes de promovermos a nossa região, precisamos conhecê-la, identificar as demandas e buscar soluções”, comentou.

Com o intuito de incluir Itanhém no roteiro dos destinos turístico, o prefeito do município, Milton Guimarães, decidiu participar da oficina. “Esta é um discussão coletiva. Precisamos nos inteirar e buscar alternativas para inclusão de Itanhém no roteiro dos destinos, visando assim o aquecimento da economia”, concluiu.

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21