banner
publicidade
publicidade

programa “Melhor em Casa”

Saúde: Teixeira de Freitas terá programa “Melhor em Casa”

A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas recebeu no último dia 21/08, a Gestoras de Internação Domiciliar da Fundação Estatal Saúde da Família  (Fesf-SUS) Nancy Ferraz. Ela veio fazer o levantamento dos pacientes que estão internados no Hospital Municipal e que poderiam ser assistidos em casa, através do Programa Melhor em Casa do Ministério da Saúde.

O secretario de Saúde Eujácio Dantas esteve em reunião com a Gestora e discutiu com ela a logística de implantação do “Melhor em Casa” e a estrutura que será ofertada para a execução dos serviços. Eles visitaram a enfermaria de internação, onde foi constatado a super lotação da unidade. E a avaliação feita por Nancy é que a maioria dos pacientes internados na unidade do HMTF, poderia ser assistida em casa por uma equipe de saúde domiciliar.

O programa para Teixeira de Freitas foi contemplado com duas habilitações de atendimento, sendo uma Equipe Multiprofissional Atenção Domiciliar (Emad), e a outra, Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap). A equipe Emad é composta por; dois médicos, um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem e um fisioterapeuta. Já a equipe Emap é composta por; um assistente social, um nutricionista e um fonoaudiólogo.

O programa contempla ainda, além do acompanhamento frequente dos profissionais, que os pacientes recebem medicamentos, insumos necessários, e o suporte nutricional para a sua recuperação. Nancy destaca que cada equipe irá assistir no mínimo 60 pacientes em casa, desafogando assim os leitos do Hospital.

A gestora da Fesf-SUS, ressalta que “Teixeira de Freitas será a primeira cidade da Bahia a receber o Programa Melhor em Casa do Governo Federal”, através do Ministério da Saúde e a Fundação FESF-SUS. Existe outras 12 unidades com esse tipo de atendimento no Estado, porém, veiculadas ao Governo Estadual. “A nossa previsão é de implantar o programa até o final do mês de setembro aqui no município. Pois os locais onde foram implantadas as unidades ajudaram muito no desafogamento das unidades de internação, bem como o conforto do paciente que é assistido em casa, tendo todo o suporte necessário para a sua recuperação, que será avaliada e assistida periodicamente, e tudo isso acontece de forma digna, ética e humanizada, atendendo os requisitos do programa e dos princípios do SUS”, afirmou ela Nancy.

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas / Ascom Saúde


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21