banner
publicidade
publicidade

Programa Parceria Votorantim pela Educação 2017 inicia atividades em Alcobaça

Programa Parceria Votorantim pela Educação 2017 inicia atividades em Alcobaça

A iniciativa visa contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública

Gestores da área de educação do município de Alcobaça e representantes da Fibria participaram, no período de 23 a 26 de maio, do início das atividades de formação da edição 2017 do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE). A iniciativa do Instituto Votorantim busca contribuir para a melhoria da educação pública em municípios com operações do Grupo Votorantim, que no sul da Bahia é representado pela Fibria. O objetivo da iniciativa é qualificar as práticas de gestão educacional e escolar, envolvendo a mobilização de profissionais da educação e das comunidades.

O primeiro dos quatro ciclos do programa em Alcobaça, realizado nesta última semana, ocorreu na Câmara Municipal, com a participação do secretário municipal de educação, Gildo da Conceição Silva, diretores de escola, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da educação do município. O início do programa também envolveu um trabalho de mobilização, com jovens estudantes. As ações do PVE incluem a formação de um Grupo de Mobilização, com a participação das comunidades.

O tema escolhido para ser trabalhado este ano com os gestores de educação em Alcobaça é “Avaliação participativa para melhoria da aprendizagem”. Já a estratégia de mobilização focará o Fortalecimento do Conselho Escolar, além do Desafio Criativos na Escola, concurso que premiará projetos inovadores liderados por jovens de 9 a 16 anos.

Este ano, o PVE será realizado em 50 municípios de 16 estados do Brasil e um deles é Alcobaça, onde o programa vai envolver 36 escolas municipais. O consultor de Sustentabilidade da Fibria, Narcisio Luiz Loss, destaca a importância da iniciativa. “O Programa Votorantim pela Educação é uma forma de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino no município, envolvendo não apenas os profissionais do setor, mas também os estudantes e a comunidade, de forma muito participativa”, disse ele.

“A mobilização tem como objetivo dar visibilidade a iniciativas transformadoras, abrir espaço para a cultura local, dar voz às crianças e jovens e promover o real encontro da comunidade com a escola. Assim, buscamos conscientizar os pais e as famílias da importância de participar da vida escolar dos filhos”, observa Renata Silva, analista de Sustentabilidade e mobilizadora local do PVE na Secretaria de Educação.

Para Anilda Souza França, coordenadora técnica e pedagógica e mobilizadora do PVE, a gestão participativa proporciona a reflexão sobre as diretrizes necessárias ao bom andamento das ações desenvolvidas no ambiente escolar. “A parceria Votorantim pela Educação contribuirá para a melhoria da educação municipal e a interação com a sociedade civil em benefício da aprendizagem”, disse ela. Andreia Ribeiro de Oliveira, coordenadora técnica e supervisora escolar, acredita que o PVE ajudará a alinhar as escolas da rede na perspectiva de avaliar a gestão e buscar a participação da sociedade.

Na edição deste ano o programa ganhou maior abrangência: além de Alcobaça, na Bahia, também está sendo realizado em Aracruz, Conceição da Barra e Montanha, no Espírito Santo.

Mobilização – Na frente de mobilização, crianças e adolescentes são sensibilizados a assumirem o protagonismo do processo de melhoria da qualidade da educação. Para isso, são realizadas consultas lúdicas nos municípios e o concurso Desafio Criativos da Escola, que premiará projetos inovadores liderados por jovens de 9 a 16 anos que, apoiados por educadores, transformam escolas e comunidades. Além de escolas, o projeto envolve diversas instituições da comunidade.

Sobre o Instituto Votorantim – O Instituto Votorantim é o agente propulsor das práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade e para os negócios. O Instituto orienta as empresas do Grupo, presente em mais de 300 municípios brasileiros e 20 países, em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br e twitter.com/instvotorantim.

Sobre a Fibria – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21