banner
publicidade
publicidade

Programa Paz nas Escolas tem saldo positivo em Teixeira de Freitas

Programa Paz nas Escolas tem saldo positivo em Teixeira de Freitas

Desde o início do ano letivo de 2015 estudantes, professores e demais profissionais da educação pública de Teixeira de Freitas convivem com a temática da Paz e Não Violência, que foi proposta pelo Governo Municipal/Secretaria de Educação e Cultura por intermédio do programa Paz nas Escolas. O programa foi apresentado aos profissionais da Educação durante a jornada pedagógica e passou a fazer parte da rotina das instituições de ensino. “ É uma reflexão que sempre é válida, a paz precisa ser pensada e vivida em nossas rotinas”, analisou a diretora da Escola Joaquim Muniz, Samantha Neres.

A implantação do Programa Paz nas Escolas é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas (SMEC) e coordenado pela ONG Movimento Internacional pela Paz e Não Violência (MovPaz), sediada em Feira de Santana, atuante em 8 estados brasileiros.

O primeiro objetivo do programa é manter os educadores em sintonia com as necessidades dos problemas sociais, inserindo a temática da não violência ao currículo e transformando, efetivamente, a escola numa ferramenta capaz de apontar caminhos para a construção da paz na sociedade. Segundo explicou o Secretário Ariosvaldo Alves Gomes o Programa incluiu oficialmente no currículo pedagógico das Escolas do Município o estudo da Paz “como conteúdo transversal em diversas disciplinas, atingindo assim, alunos que deverão se tornar cidadãos preocupados com o meio ambiente, com o homem e com a paz”.

Ao longo do ano a abordagem à Paz esteve em cada gesto dos educadores e educandos, integrada às matérias da matriz curricular, exposta em cartazes nos corredores das Unidades e ensinadas junto às biografias de 20 reconhecidos pacifistas como Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá, Francisco de Assis e mesmo Jesus Cristo. O Programa rendeu momentos emocionantes, como o coro dos alunos da Pestalozzi em evento pelos 28 anos da instituição em Teixeira de Freitas e ainda o Concerto pela Paz, da Orquestra Nove de Maio, composta por estudantes da Rede, numa apresentação em homenagem ao Dia do Professor.

Santo Antonio Paz4(1)

O programa sugere o fortalecimento dos valores socioculturais, das bases familiares, do amor e da disciplina. À época do Carnaval, por exemplo, a Escola Municipal Contos de Fada de Teixeira de Freitas comemorou o período com Carnaval de Paz. De acordo com a coordenadora Karine Pessoa, “O Carnaval é uma festa típica brasileira, mas que infelizmente, ocorrem vários tipos de violência. Pensando nisso, a Escola Municipal e a comunidade bela-vistense, apoiaram essa manifestação”.

Outra data que serviu à implantação da Cultura da Paz foi a Páscoa, momento em que muitas instituições trabalharam reflexões sobre os textos sagrados e mesmo com reproduções teatrais, como as Escolas São Loureço e São Geraldo, entre tantas outras.
entrega kits

No mês de junho os coordenadores pedagógicos e diretores da rede municipal participaram de um Seminário ministrado pelo presidente do Movimento Internacional Pela Paz e Não Violência (MovPaz) Clovis Nunes. Ele já havia participado da Jornada Pedagógica. Nunes esteve em Teixeira de Freitas também em agosto para mais um encontro de formação com os profissionais da Educação, data em que foram entregues os materiais didáticos em kits com mídias digitais contendo vídeos e músicas e ainda livros. Todas as Unidades Escolares da rede foram contempladas.

O mês de Outubro foi marcado pelas caminhadas pela Paz,  realizadas pela grande maioria das Escolas, incluindo as dos distritos, a exemplo do que foi feito em Santo Antônio, quando todas as unidades escolares da localidade se uniram e ainda tiveram o reforço da sociedade civil organizada, em evento que teve culminância na Praça, com apresentações culturais, em Duque de Caxias a culminância do Programa conto com o Concerto pela Paz. Outro lugar em que as manifestações culturais pela não violência foram fortemente evidenciadas foi a Escola Joaquim José de Almeida (JJA), que envolveu os três turnos em gincanas e afins, “ foi bom demais, nossos alunos são sensacionais”, descreveu animada a diretora Aletes Airan. Os meninos e meninas da Escola Integral Bom Pastor também fizeram bonito pelas ruas dos bairros Residencial dos Pioneiros e Ouro Verde.

Na Escola Rachel de Queiroz os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) trabalharam, entre outras, o conhecimento de língua estrangeira, com a tradução e interpretação do famoso discurso de Luther King I have a dream. E, na Escola Vila Vargas, além dos eventos pontuais com caminhadas e apresentações, as reflexões acerca da cultura de paz são rotineiras e integram os momentos cívicos. Na Escola Igualdade e Justiça os professores se mostraram “afinados” com o programa e gravaram um clipe musical em que cantam o tema da paz.

Em todas as escolas da rede houve a adesão ao Programa de maneira grandiosa. Os pequeninos das creches e educação infantil também participam com, por exemplo, releituras das cantigas infantis, que ganham versões alegres e positivas, a saber “ o cravo brincou com a rosa”   e muitas outras. O Programa tem se desenvolvido no dia-a-dia das instituições de ensino, semeando diariamente a paz e a não violência, seja em culminâncias ou em sensibilizações propostas nas atividades de sala de aula, numa onda positiva que se inicia  nas escolas com o objetivo de atingir toda a comunidade.

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas/ Ascom Educação


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21