banner
publicidade
publicidade

Programas de incentivo à agricultura familiar recebem visita de promotor no sul da Bahia

Programas de incentivo à agricultura familiar recebem visita de promotor no sul da Bahia

O objetivo da visita foi conhecer de perto os resultados que os agricultores vêm obtendo com os programas desenvolvidos pela Fibria na região

O promotor regional da Base Ambiental da Costa das Baleias, Fábio Correa, fez um roteiro em algumas associações de agricultores do sul da Bahia que participam do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) e do Programa Integrado de Madeira e Alimento (Pima), desenvolvidos pela Fibria com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar. Realizada no dia 24 de abril, a visita teve o objetivo de conhecer os resultados que os participantes dos programas vêm obtendo.

Um dos projetos visitados foi a Cooperativa de Agricultores do Vale do Itaitinga (Cavi), onde a diretora financeira da instituição, Maria Santana, apresentou ao promotor o processo produtivo, que tem ampla participação das mulheres na atividade de raspagem da mandioca. Fábio Correa também conheceu o processo de empacotamento da farinha, e como o equipamento utilizado pode beneficiar outras comunidades envolvidas com a produção.

O roteiro do promotor, que foi acompanhado pelo consultor interno de Sustentabilidade da Fibria, Narcisio Luiz Loss, também contemplou o Pima, implantado pela Associação de Apaga Fogo e Cana Brava onde a mandioca está quase pronta para colheita. O vice-presidente da associação, Aldezir Lopes de Aguiar relatou que os produtores estão muito satisfeitos com o programa e que pretendem ampliar as áreas cultivadas pela associação.

Outro ponto visitado foi a Horta Agroflorestal da associação de Canabrava, onde o produtor Jorge Miranda fez a apresentação das práticas utilizadas e falou da satisfação de produzir alimentos livres de veneno e com boa qualidade para o consumidor.

Um dos temas discutidos na visita foi a iniciativa da Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio do secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Guimarães, de iniciar uma feira da agricultura familiar e de produtos orgânicos de forma regular no município, beneficiando produtores e consumidores.

unnamed (6)

O promotor também visitou a comunidade de Taquari, onde foi recebido pela presidente da associação de produtores, Nynna Freitas, e pelo vereador Erico Miranda, que apresentou o galpão de pré-beneficiamento construído pelo programa ReDes – iniciativa do Instituto Votorantim e BNDES em parceria com a Fibria. O plantio de urucum, maracujá e a horta da associação foram visitados e a comunidade esteve presente, participando da visita.

Em Juerana o promotor Fábio Correa participou de um bate-papo com os participantes do PDRT, que relataram os avanços da associação e a participação, pelo quarto ano seguido, no PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar do município de Caravelas, aumentando ano a ano os valores aprovados.

A visita foi encerrada na área do agricultor Cláudio Olímpio, na comunidade de Espora Gato, que apresentou suas atividades de agrofloresta (cultivo de madeira e alimento) em diferentes estágios de implantação. Ele falou da importância das capacitações, intercâmbios e vivências que proporcionaram motivação para iniciar a agrofloresta em sua área.

Ao final o promotor fez uma avaliação das conversas com os agricultores e de poder constatar in loco como o programa tem resultados práticos e a mudança territorial ocorrida desde 2011 até o momento. “Comparando com outros projetos sociais, o PDRT tem um legado muito importante para o território do sul da Bahia”, disse Narcisio Loss, que acompanhou toda a visita do promotor.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21