banner
publicidade
publicidade

Projeto de Yulo Oiticica institui prêmio para jornalistas baianos

Petista apresentou projeto para premiar trabalhos sobre direitos humanos

Com o objetivo de reconhecer os profissionais da área de comunicação com relevante destaque em matérias jornalísticas na área dos direitos humanos, fortalecimento da cidadania e da democracia, o deputado Yulo Oiticica (PT) apresentou projeto de lei criando o Prêmio Jornalista Vladimir Herzog, no Estado da Bahia. A honraria deverá ser entregue anualmente pela Assembleia Legislativa a profissionais da área de comunicação entre jornalistas, repórteres fotográficos, cinematográficos, mediante indicação dos deputados.
O Prêmio Jornalista Vladimir Herzog, explica o deputado, “constituí-se no reconhecimento e valorização dos profissionais da área de comunicação que no cotidiano de trabalho fortalecem a luta em defesa dos direitos humanos, cidadania e democracia na Bahia. Vladimir Herzog, nasceu em 1937 na cidade de Osijsk, Iugoslávia. Imigrou para o Brasil com os pais em 1942 fugindo do nazismo na Europa. Em São Paulo foi professor da USP, teatrólogo e jornalista do jornal O Estado de S. Paulo, em 1959.
A sua atuação jornalística “colocou-o como uma figura central na luta pela democracia brasileira. Essa atuação custou-lhe a vida pelo comando do II Exército brasileiro em 25 de outubro de 1975. Vladimir foi encontrado morto nas instalações do Exército enforcado com cinto de sua própria calça. O relato oficial do Exército aponta que Herzog suicidou-se. No entanto, o depoimento de dois jornalistas que também estavam presos revela que Herzog fora torturado e forçado a confessar sua ligação política com o Partido Comunista do Brasil”.
O testemunho dos jornalistas junto com a indignação da sociedade brasileira resultou no reconhecimento, em 1978, pela Justiça, da responsabilidade da União por prisão ilegal, tortura e morte do jornalista Vladimir Herzog.
“Ontem e hoje ainda persiste silenciosamente a tortura oficializada pelo Estado.
Vladimir Herzog com sua luta pela democracia, liberdade e justiça, deixou a vida, porém, escreveu na história o significado de sonhar por dias melhores. Antes, esse prêmio ousa ser um incentivador ao jornalismo que consolide a democracia. Em verdade o Prêmio jornalista Vladimir Herzog busca manter vivo os princípios que conduziram sua carreira profissional: seriedade, honestidade e incessante busca pela verdade”, finaliza Oiticica.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21