banner
publicidade
publicidade

Projeto “Faça uma Criança sorrir”

O Cidadania Digital é o programa de inclusão sociodigital da Bahia, estratégico para garantir o acesso às tecnologias da informação e da comunicação através de uma rede de computadores conectados à internet banda larga. Vencedor de importantes prêmios nacionais e regionais, o programa está presente em toda a Bahia e é reconhecido como a maior iniciativa pública estadual do país para a inclusão digital.

Atualmente, o Programa Cidadania Digital possui uma rede com mais de 1.000 Centros Digitais de Cidadania (CDCs) em municípios baianos, que proporcionam 20 mil acessos diários.

Aqui na cidade de Teixeira de Freitas será gerido Pela Polícia Militar em parceria com A Prefeitura Municipal e FASB – Faculdade do Sul da Bahia.

 

Cada CDC é composto por:

·         um servidor

·         10 computadores com diversos softwares livres

·         Internet banda larga

·         uma impressora

 

Os CDCs utilizam softwares livres desenvolvidos especificamente para atender às necessidades dos usuários. Qualquer cidadão pode utilizar os CDCs, que são implantados em parceria com instituições públicas ou organizações da sociedade civil organizada.

 

Há Centros Digitais de Cidadania em operação em espaços diversos, como:

·         centros comunitários

·         escolas

·         igrejas

·         comunidades afrodescendentes

·         aldeias indígenas

·         comunidades quilombolas

·         centros de ressocialização de jovens

 

 

Cursos de capacitação e outras atividades são desenvolvidas em parceria com as comunidades para potencializar os benefícios trazidos pela tecnologia da informação. Os CDCs permitem ainda a emissão de documentos pessoais e podem se tornar ponto da Ouvidoria do Estado, além de outros serviços públicos on-line.

O trabalho realizado nos CDCs potencializa a capacidade criativa dos usuários, contribui para a realização das atividades escolares, ajudando a melhorar o aprendizado dos estudantes e favorece a difusão do conhecimento, através da realização de cursos e oficinas.

O principal público beneficiado pelo Programa de Inclusão Sociodigital é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários do Programa têm renda familiar de até dois salários mínimos, o que confirma seu impacto social.

O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público frequenta escola pública.

 

Serviços

O Centro Digital de Cidadania possibilita aos usuários o acesso gratuito a uma série de oportunidades através da tecnologia da informação e comunicação.

Nos computadores, o cidadão poderá, por exemplo, realizar pesquisas na internet, acessar redes sociais, criar um endereço eletrônico para enviar e receber mensagens pelo e-mail, elaborar e enviar currículos. O usuário também pode utilizar o computador para confeccionar documentos de texto ou materiais gráficos como cartões, avisos, cartazes e folders. Em um CDC, o cidadão também fica mais perto dos serviços de governo eletrônico, já que poderá enviar declarações à Receita Federal, comunicar documentos perdidos à Polícia Militar, entrar em contato com as ouvidorias para registrar críticas, sugestões ou denúncias, bem como emitir segunda via de contas e até buscar certidões, tudo isso sob a supervisão de monitores.

Outra possibilidade importante de aplicação dos computadores dos CDCs é o aprendizado à distância. Cursos e oficinas sobre os temas mais diversos estão disponíveis para os usuários que busquem treinamentos ou capacitação
profissional. As atividades de mobilização social, artística e cultural também são estimuladas, além da articulação de campanhas educativas.

O curso ainda não tem duração definida tendo em vista o fato de que a carga horária será distribuída em módulos a serem divididos em dias da semana.

 

O Gestor será um Policial Militar e os monitores serão disponibilizados pela FASB – Faculdade do Sul da Bahia, devendo se enquadrar em alguns pré-requisitos.

A previsão de início das atividades é na primeira quinzena do mês de setembro próximo. As inscrições serão feitas na Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Teixeira de Freitas.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21