banner
publicidade
publicidade

Projeto Paz na Escola já é uma realidade em Teixeira de Freitas

Projeto Paz na Escola já é uma realidade em Teixeira de Freitas

 

O Governo Municipal de Teixeira de Freitas, sempre em defesa do cuidado com as pessoas, realizou o Seminário de Implantação do Projeto Paz na Escola. A idealização é da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sob a liderança do Prof. Me. Ariosvaldo Alves Gomes. O Seminário foi realizado na quinta-feira (18), nas dependências da Primeira Igreja Batista (Pibatef). A primeira abordagem ao tema foi feita ainda durante a Semana Pedagógica, no início do ano de 2015.

 

O Paz na Escola foi adotado no município sob a justificativa de que a Escola é um local de produção e reprodução do conhecimento, e de que é nela que todos vivem boa parte de nossas vidas formando-se como cidadãos a partir das culturas ali vivenciadas. Por isso, a escola precisa ser vista como espaço privilegiado na formação do ser humano com ações efetivas para construção de uma cultura de paz.

 

O Seminário teve como palestrante o coordenador nacional da ONG Mov Paz- Movimento Internacional pela Paz e Não Violência, Clovis Nunes. Ele apontou dados e disse, por exemplo, que ainda hoje, segundo a UNESCO, estão ativos 68 focos de guerras sobre o planeta. Ao mencionar os pacificadores que o mundo já conheceu, lembrou Mahatma Gandhi e sua frase: “Não existe um caminho para a paz, a paz é o caminho”. Foram distribuídos materiais em multimídia para servirem de embasamento para os professores na “Formação de uma Cultura de Paz”.

 

O projeto “Paz nas Escolas”, tem o intuito de construir a cultura de paz por meio da Educação. Esse projeto é implantado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e é coordenado pela ONG Movimento Internacional pela Paz e Não Violência (MovPaz), que está sediada em Feira de Santana e é atuante em 8 estados brasileiros. Nestes primeiros meses letivos os educadores já tiveram algumas iniciativas visando a promoção da Paz, como a valorização das questões sócio familiares, como na retomada do sentido cristão da Páscoa, por exemplo, que aconteceu em diversas escolas de Rede Municipal.

 

Segundo explicou o Secretário Municipal de Educação e Cultura Ariosvaldo Alves Gomes, o Programa pretende incluir oficialmente no currículo pedagógico das Escolas do Município o estudo da Paz “como conteúdo transversal em diversas disciplinas, atingindo assim, alunos que deverão se tornar cidadãos preocupados com o meio ambiente, com o homem e com a paz”. Ele justifica a ação, mencionando que “existem diversas faces da violência, algumas são invisíveis, como a opressão”, ele seguiu lembrando que “existe no mundo um império de violência formado por drogas, terrorismo, prostituição infantil, crime organizado. Não podemos nos calar diante disso”, concluiu.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21