banner
publicidade
publicidade

Projeto Saber Viver apresenta atividades para 2014

Projeto Saber Viver apresenta atividades para 2014

Desenvolvida para crianças e adolescentes de Barra do Riacho, a iniciativa oferece oficinas de teatro, vôlei, futebol, capoeira, dança e surf

 

 

O Projeto Saber Viver, fomentado pelo Engajamento Barra do Riacho, apresentou, no final de maio, sua proposta pedagógica e atividades à comunidade, parceiros e familiares dos beneficiários. O projeto visa contribuir com o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes, por meio de ações educativas e socioculturais, fortalecendo os vínculos com a família, a escola e a comunidade. Além disso, objetiva melhorar o desempenho escolar e a autoestima dos beneficiários. O Saber Viver oferece oficinas de teatro, vôlei, futebol, capoeira, dança e surf, para crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos.

 

Licia Lucas Cantarella, consultora de Sustentabilidade da Fibria, destaca que a experiência vivenciada com o Engajamento Barra do Riacho tem propiciado um trabalho conjunto e articulado em favor da construção de um futuro melhor para a comunidade. “O Saber Viver é um belo exemplo dessa união de esforços, pois reúne diferentes atores em torno de uma causa comum, que é o desenvolvimento integral dos beneficiários do projeto. É muito gratificante verificar o processo de mudança no comportamento das crianças e adolescentes, que me parecem mais sorridentes e autoconfiantes”, relata.

A responsabilidade, gerenciamento e acompanhamento técnico do projeto são da Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces), instituição que tem ampla experiência em projetos de inclusão e desenvolvimento social. Atualmente, o projeto tem o patrocínio das empresas Fibria, Portocel, Canexus, Cenibra, Imetame, Evonik e Petrobrás.

 

O  Saber Viver permite transpor  barreiras e preconceitos nas relações com o  próximo, pois possibilita a maior conscientização do indivíduo diante de seu papel na sociedade, além de despertar o sentimento de solidariedade humana. O projeto faz todo o diferencial  na vida da comunidade, das crianças e  jovens beneficiários, pois desperta o desejo de mudar a realidade em que estão inseridos, destaca Eliane Tartaglia, coordenadora do Projeto “Saber Viver” (Aces).

As crianças que participam do Saber Viver atendem requisitos como: morar em Barra do Riacho, estar matriculado e frequentando regularmente a rede pública de ensino e a família deve ser beneficiária do programa Bolsa Família. Por isso, os beneficiários são indicados pelo Centro de Referência de Assistência Social – Cras de Barra do Riacho.

Sobre o Engajamento – O movimento Engajamento Barra do Riacho é uma iniciativa da Fibria, com o propósito de alavancar um processo de diálogo social e desenvolvimento integrado e participativo de Barra do Riacho, envolvendo empresas, sociedade civil e poder público. Além da Fibria, participam a Portocel, Imetame, Evonik, Meta, Canexus, Cenibra, Sindus-Andritz, JSL e Vix. Participam, ainda, a Prefeitura de Aracruz, Instituto Votorantim, Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces), Findes/Sesi, Associação Comunitária de Barra do Riacho, Associação de Moradores de São Pedro, Pindorama e Chic-Chic, ONG Amigos da Barra e sociedade civil de Barra do Riacho.

 

Sobre a Fibria – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 18.900 trabalhadores, entre empregados diretos e indiretos, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21