banner
publicidade
publicidade

REAJUSTE DA EMBASA COMEÇA A VALER A PARTIR DE AMANHÃ (06)

REAJUSTE DA EMBASA COMEÇA A VALER A PARTIR DE AMANHÃ (06)

A população baiana vai acordar amanhã com a conta de água mais cara. Passa a vigorar a partir desta sexta-feira (6/6), o aumento anual de 7,8% na conta de água, autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa).  Por meio da Resolução nº 002 de 2014, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 17 de abril, a agência autorizou que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) aplique o reajuste nos municípios em que atua já a partir deste mês.
A Embasa encaminhou ao órgão, um pedido de reajuste ainda maior, que alcançaria a margem 12,12% (4,67% correspondem ao IRT – Índice de Reajuste Tarifário Anual + 7,45% da universalização dos serviços de água e esgoto). No entanto, após análise dos dez indicadores de desempenho acordados com a concessionária, a Agersa deliberou pela homologação dos 7,8%, mais do que a metade do que foi pleiteado.
A Agência Reguladora levou em consideração na redução do percentual de reajuste, a estiagem prolongada – a pior dos últimos 60 anos -, que assolou o estado da Bahia e que mantém municípios cumprindo planos de racionamento de água.
A presidente da Associação das Donas de Casa da Bahia, Marinelma Macedo, considerou o aumento abusivo. “Com certeza vamos ter que fazer mais malabarismos para dar conta desse aumento nas despesas”. Para a ela, a qualidade dos serviços prestados pela a empresa não estão adequadas ao percentual do novo aumento. “A rua fica toda esburacada e a gente só pagando caro por um serviço que não melhor”, opinou. (Correio)


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21