banner
publicidade
publicidade

Representantes da The Nature Conservancy (TNC) conhecem experimento florestal realizado na Fibria

Representantes da The Nature Conservancy (TNC) conhecem experimento florestal realizado na Fibria

Projeto desenvolvido em áreas florestais da empresa despertou o interesse da maior organização de conservação ambiental do mundo.

 

Modelos inovadores desenvolvidos dentro do programa de restauração ambiental da Fibria têm despertado o interesse de instituições nacionais e internacionais que são referências em sustentabilidade. Representantes da The Nature Conservancy (TNC), maior organização de conservação ambiental do mundo, visitaram as áreas de preservação ambiental da Fibria, em Aracruz (ES), na quarta-feira (10/12), para conhecer um projeto experimental baseado no plantio consorciado de espécies nativas com o eucalipto.

 

O grupo atua no Programa de Conservação da Mata Atlântica e das Savanas Centrais (AFCS), desenvolvido pela TNC. De acordo com Juliano Ferreira Dias, coordenador de Meio Ambiente Florestal da Fibria, o experimento testa modelos ecológicos de silvicultura de espécies nativas, incluindo o uso do eucalipto como espécie inicial, ou seja, que promove um rápido recobrimento da área, beneficiando outras espécies que precisam de sombra para se desenvolver.

 

“O objetivo é aliar a restauração florestal com atividades que geram renda para os proprietários rurais”, explica Juliano.  Segundo ele, além do tamanho do programa da Fibria, a inovação com emprego de técnicas de restauração econômica em escala operacional também tem despertado interesse de instituições reconhecidas. “A experiência vem mostrando bons resultados e atesta que a empresa é uma referência em processos de restauração florestal”, destaca o coordenador da Fibria.

 

Parceira da Fibria, a TNC realiza monitoramento ecológico das áreas restauradas pela empresa, por meio de seu Programa “Plante um Bilhão de Árvores” – “Plant a Billion Trees” (PBT-TNC). Durante o encontro, os executivos conheceram mais sobre o projeto e o nível de tecnologia e de inovação da empresa voltados a aspectos ambientais. “Este programa tem a finalidade de desenvolver conhecimento prático para viabilizar economicamente a restauração ambiental e, consequentemente, a adequação ambiental das pequenas e médias propriedades rurais”, observa Tathiane Sarcinelli, analista de meio ambiente da Fibria, que acompanhou o grupo durante a visita.

 

Sobre o plantio consorciado

O plantio consorciado foi implantado em área da Fibria em 2011, por meio de uma parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, do qual a Fibria é signatária.

Sobre a TNC

A The Nature Conservancy é a maior organização de conservação ambiental do mundo. Está presente em mais de 35 países, adotando diferentes estratégias com um objetivo comum: proteger a natureza e preservar a vida.

 

Sobre a Fibria – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas situadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 18.900 trabalhadores, entre empregados diretos e indiretos, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros.

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21