banner
publicidade
publicidade

Ronaldo Baitakão comemora investimento em piscicultura para aumento de produtividade nas comunidades rurais

Ronaldo Baitakão comemora investimento em piscicultura para aumento de produtividade nas comunidades rurais

O vereador Ronaldo Alves Cordeiro (Ronaldo Baiotakão) vem, desde 2013, conforme mostram suas indicações, fomentando iniciativas junto as autoridades competentes, visando alternativas para geração de qualidade de vida, emprego e renda para as comunidades rurais, entre elas a piscicultura. Em constante movimento, Ronaldo é um dos principais porta-vozes dessas comunidades que, segundo ele, vem almejando um incentivo mais decisivo por parte do poder executivo e órgãos especializados em provocar esse fomento.

“ Percebo que há o interesse do Poder Executivo na figura do Sr. Prefeito  João Bosco Bittencout de viabilizar, com toda estrutura necessária, esse projeto de aquacultura,  através da secretária de Agricultura e com a ajuda da Bahia Pesca através do Sr. Auder Carlos de Souza Brito que é Chefe da Unidade Bahia Pesca S.A. – Teixeira de Freitas,” explicou Ronaldo

Ainda segundo ele, os primeiros passos em direção a esse objetivo já estão sendo dados e a expectativa é de atender a toda comunidade Rural, aumentando a produtividade já que a piscicultura nos açudes e represas não conflita com as demais atividades. Pelo contrário, é um complemento muito proveitoso, dado que tem a característica básica de reciclar subprodutos e resíduos, transformando-os em proteína animal.

Ronaldo fala ainda sobre projetos futuros:

“ Os sonhos devem ser amplos e realizáveis. Por isso, após implantada essa primeira etapa é preciso pensar nas próximas etapas, como por exemplo, entrepostos para a melhoria da qualidade do pescado, atração de empresas para processamento desse peixe, fábrica de ração, entre outros. Estou focado nesse e outros projetos que beneficiam em primeira instância o produtor rural e por consequência toda a população. Atualmente, a aquacultura é responsável pela produção da metade do peixe consumido pela população mundial,” destacou o Vereador.

Por conta do crescimento da atividade, a instituição de uma pasta específica para o setor, em 2009, foi uma das respostas do governo a esse fenômeno. Nessa esteira ganharam novo fôlego instituições, produtores e empresários cientes do potencial aquícola de rios, lagos e reservatórios, dos 8,5 mil quilômetros da costa brasileira, da Zona Econômica Exclusiva (ZEE, faixa marítima de 4 milhões de quilômetros quadrados) e do cultivo em tanques escavados. O país abriga 13,7% da reserva de água doce mundial e aproximadamente 10 milhões de hectares de lâmina d’água em reservatórios de usinas hidrelétricas e propriedades particulares no campo. Apenas o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) administra, no Nordeste, 327 reservatório


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21