Segunda Feira, 24 de Fevereiro de 2020
banner
publicidade
publicidade

RUI COSTA BUSCA RECURSOS PARA BARRAGENS JUNTO AO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO

No destaque apresentado ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, nesta terça-feira (13), em Brasília, pelo governador da Bahia, Rui Costa, havia o pedido de liberação de recursos para a transposição do Eixo Sul do Rio São Francisco, obra batizada como Canal do Sertão, que prevê R$ 500 milhões em investimentos para o trecho inicial de 20 quilômetros, saindo de Juazeiro em direção a Senhor do Bonfim. “Com o Canal do Sertão, resolveremos a questão hídrica de todo o norte do estado”, explicou Rui.
A ampliação da capacidade de armazenamento de água em barragens também fez parte da pauta. O governador quer repetir o uso da tecnologia ‘fusegates’ nas barragens de Ponto Novo e Pedras Altas, localizadas na microrregião de Jacobina. Atualmente a inovação já possibilita aumento de 27% no volume de água armazenada na Barragem do França, que fica no centro-norte da Bahia. Esse resultado, segundo Rui, poderá ser replicado rapidamente porque “os estudos de viabilidade já estão prontos e se trata de uma intervenção célere”. São previstos para as duas obras R$ 14 milhões.
Rui ressaltou ao ministro a necessidade de aliar obras ao uso eficiente da água, democratizando o acesso a esse bem público. “A economia se dará com a modernização”, enfatizou ao listar projetos de irrigação que requerem intervenções nesse sentido. Os secretários estaduais Bruno Dauster (Casa Civil) e Carlos Martins (Desenvolvimento Urbano) e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, acompanharam a audiência no Ministério da Integração Nacional.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21