banner
publicidade
publicidade

RUI GARANTE QUE GOVERNO FARÁ COMPLEMENTAÇÃO PARA OBRAS DE CRECHES NÃO ACABADAS

RUI GARANTE QUE GOVERNO FARÁ COMPLEMENTAÇÃO PARA OBRAS DE CRECHES NÃO ACABADAS

Duzentas e sessenta e quatro creches que estavam por iniciar ou com as obras paradas, em 152 municípios baianos, devem ser concluídas ainda este ano com apoio do governo do estado. A informação foi dada pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan, nesta quarta-feira (21), durante reunião com representantes do governo e de prefeituras, no prédio da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. No local foi montado um escritório do para que os gestores municipais resolvam pendências envolvendo prestação de contas e obras e esclareçam dúvidas em relação às ações desenvolvidas pelo FNDE.
Iniciativa da Secretaria de Educação do Estado, por meio do programa Educar para Transformar, o encontro contou com a presença do governador Rui Costa, que destacou o efeito cumulativo da educação. “Os estímulos iniciais, chamados pelos especialistas de fase de desenvolvimento cognitivo da criança, são muito importantes e precisam ser conduzidos por pessoas capacitadas para isso. Investindo em creches estaremos formando uma nova geração de baianos, com uma capacidade criativa muito maior. São diversos os estímulos que as crianças recebem dentro da creche, com brinquedos, desenhos e músicas, por exemplo”.
O governador também anunciou que quer comprar, ainda no início do ano, ônibus escolares, investindo entre R$ 60 milhões e R$ 70 milhões. Em seu discurso, Rui defendeu que as obras inacabadas não foram fruto de ingerência dos municípios, e salientou que as empresas devem ser responsabilizadas.
Na ocasião, Antônio Idilvan disse ainda que as obras paradas não são um problema apenas na Bahia, destacando que a interrupção não foi motivada por irregularidades ou falta de iniciativa das prefeituras. “Os problemas se deram com as empresas contratadas, que não cumpriram os contratos. As obras demoraram mais do que o prazo previsto, o custo aumentou e não foi possível fazer o aditivo. Agora estamos aqui reunidos para orientar os gestores, para que todos os entraves sejam vencidos e as próprias prefeituras façam a licitação e possam concluir a sua obra”.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21