banner
publicidade
publicidade

RUMO A ASSEMBLEIA: Ednaldo Rezende diz que candidatura atende a clamor “por uma representação legitima de esquerda

Ednaldo Rezende: "O jovem que é a nossa principal base"

Ednaldo Rezende: “O jovem que é a nossa principal base”

Vereador de segundo mandato no município de Teixeira de Freitas, Ednaldo Rezende (PT) está sendo convidado por um coletivo de militantes para uma nova tarefa: disputar uma vaga Assembleia Legislativa do Estado e preencher um vácuo político que já dura mais de 20 anos, período durante o qual toda uma vasta região ficou sem representante no legislativo estadual.

Em entrevista ao blog, Ednaldo Rezende demonstrou disposição para uma candidatura, especialmente por acreditar na necessidade de renovação de lideranças políticas na Bahia. Engajado nos movimentos sociais, ele acredita que pode cumprir um papel ideológico no processo: “Nossa candidatura (é) uma ação com os diversos segmentos que clamam por uma representação legítima de esquerda”.

Leia abaixo a entrevista na íntegra:

BLOG DO FÁBIO SENA: Como está sendo esta trajetória política, já dentro do segundo mandato?

EDNALDO REZENDE: O primeiro mandato foi de oposição, agora ganhamos o governo municipal e estamos iniciando um mandato com a situação, desenvolvendo um trabalho articulado com a administração, mas muito em sintonia com os movimentos sociais, que na minha avaliação foi um dos fatores principais da minha reeleição, porque não perdi de vista esta minha relação histórica dos movimentos e na criação dos conselhos municipais, como da Juventude, da Mulher, Antidroga, Idoso, Deficiente. Estamos articulando muito com estas organizações, com estes setores segmentados de uma certa forma, discutindo as suas demandas e ali formulando a politica e um dos instrumentos que encontramos de discutir as políticas públicas foi através dos conselhos e também uma sintonia muito forte nas articulações das conferências municipais. Temos um mandato muito atuante em todas as conferências, exceto quando havia duas simultâneas, mas sempre íamos registrar presença. Tem uma sintonia bastante forte com a juventude, oriunda da Pastoral da Juventude, reunido com o jovem que é a nossa principal base e também temos uma relação com movimento sindical, então lá existem alguns sindicatos com os quais temos uma relação direta, um enfrentamento que combate, por exemplo o plantio de eucalipto voltado para a indústria de celulose. Com isso nosso presidente sofreu ameaças neste enfrentamento, comprou determinadas brigas no processo de eleição e reeleição dele.

BLOG DO FÁBIO SENA: A relação então é violenta?

EDNALDO REZENDE: Muito. A cidade de Teixeira de Freitas tem hoje 150 mil habitantes, 100 mil eleitores, numa região estratégica na divisa com Espírito Santos e Minas Gerais, às margens da BR 101, então tudo de bom chega lá, mas tudo de ruim também chega, pela questão da monocultura de eucalipto e de cana de açúcar, que por um lado expulsam os pequenos produtores para a zona urbana, que não estando preparada para recepcionar, recebe, porém sem planejamento, e por conta disso o índice de violência, sobretudo entre a juventude, é cada vez muito alta, um extermínio muito alto de jovens que aí vem a interrogação, entre o próprio tráfico, a polícia, então é uma discussão muito forte em torno da segurança pública.

BLOG DO FÁBIO SENA: Sua proposta de candidatura a deputado estadual se insere em que estratégia?

EDNALDO REZENDE: Primeiro porque é uma região que há mais de vinte anos não tem uma representação do partido… Uma região grande, e tem esta carência de uma liderança do partido na região, e é um anseio da comunidade. Nossa candidatura além de ter um foco regional, uma ação com os diversos segmentos que clamam por uma representação legítima de esquerda, mas também temos nossa sintonia de corrente política, fazemos parte da Brasil Socialista, e é também uma discussão ampliada. Com nosso foco, nossa base, uma construção no Sul, mas também na Bahia.

BLOG DO FÁBIO SENA: Você acredita que, numa perspectiva de candidatura, ser governo melhora a sua situação ou era melhor estar na oposição?

EDNALDO REZENDE: Em toda a minha história nós não tínhamos governo e conseguimos avançar bastante, mas obviamente ter o governo a gente tem a condição de efetivar algumas políticas que por muito tempo a gente vem batalhando, a gente tem as condições políticas mais favoráveis de estar efetivando algumas ações. Neste momento, com certeza é favorável

BLOG DO FÁBIO SENA: Você já esteve com o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação. Qual foi o objetivo da reunião?

EDNALDO REZENDE: Nós já tínhamos uma conversa anterior em Teixeira, sinalizado este desejo da discussão da corrente política com a candidatura, mas tivemos esta reunião da corrente agora, e viemos comunicar ao partido, de certa forma, expressar, depois dele presidente, porque quando conversamos ele era candidato, informando a ele a decisão política local, o desejo de estar pleiteando esta candidatura, então, ele, como nosso representante estadual, a gente quer discutir e pedir apoio, articular, buscar esta sintonia.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21